Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro

A arte que supera limites

Jornal O Norte
11/06/2008 às 17:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:35

Paula Machado


Repórter

O Centro de Atenção Psico-social de Transtorno Mental realizou, do dia 02 de junho ao dia 10, uma exposição no Centro Cultural Doutor Hermes de Paula, com 16 telas pintadas por um paciente da instituição. O evento foi coordenado Maximus e por Juliana, terapeuta ocupacional, com o apoio da secretaria municipal de Cultura de Montes Claros.




Uma das dezesseis telas em exposição



(foto: XU MEDEIROS)

A instituição, que sempre realizou exposições com vários trabalhos de artesanato, como os exibidos no ano passado e neste ano no hall da prefeitura, agora inova com o ingresso ao mundo das telas e dos pincéis. Sendo esta a sua primeira exposição de telas no centro cultural.

A idéia da exposição partiu do professor de artes plásticas Maximus. Segundo ele, após tantos passeios visitando várias exposições, parques e locais onde várias obras eram expostas à sociedade, um dos pacientes o perguntou se eles também poderiam fazer aquela atividade.

Foi a partir daí que começou então a colocar sua idéia em prática.

O objetivo do evento foi mostrar a sociedade que pessoas com transtorno mental acima de tudo também são humanas. Inserir essas pessoas num contexto social.

- A população tem esse preconceito com nossos pacientes por achar que são loucos e incapazes de exercer qualquer tipo de atividade. Com essa exposição pudemos mostrar que também são capazes. Que também podem realizar grandes obras. Até mesmos os próprios pais e familiares não dão oportunidades a eles de passear, conhecer coisas novas. Muitas vezes por medo. Mas esse é o nosso papel como instituição - explica Maximus, professor de artes plásticas do CAPSTM.

A abertura do evento no dia 02 de junho foi marcada por um coquetel, por performances de dança e pelo show das meninas de Minas.

ATENDIMENTO

O CAPSTM possui uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psiquiatras, clínicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, monitores de arte e assistentes sociais. Tudo isso para garantir a qualidade para seus pacientes. Possui aproximadamente 40 pacientes. Eles normalmente entram às 8h da manhã e saem às 17h. Há oficinas com elementos ocupacionais. Na instituição servem café da manhã, almoço e lanche.

Informações: (38)91286655 Maximus.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por