Brota do Comum

A arte do cotidiano por Denise Calasans e Samira Pavesi em Montes Claros

Adriana Queiroz
genteideiascomunicacao@gmail.com
Publicado em 06/06/2025 às 19:00.
 (Divulgação)
(Divulgação)

A partir do dia 13 de junho de 2025, o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), em Montes Claros, abre as portas para a exposição “O que brota do comum”, das artistas Denise Calasans e Samira Pavesi, com curadoria de Gabriela Davies. A mostra convida o público a um mergulho sensível nas expressões do cotidiano, revelando a força criativa que habita os gestos simples, os encontros comunitários e aquilo que, por vezes, passa despercebido.

Samira Pavesi, natural de Guarapari-ES e atualmente residente em Vitória, é artista autodidata com trajetória marcada por cursos e residências no Brasil, Portugal e Espanha. Segundo ela, a construção da exposição foi um processo colaborativo com Denise e a curadora Gabriela. “Ela visitou nossos ateliês e foi costurando os trabalhos, identificando diálogos e afinidades”, conta.

Sua pesquisa recente tem se voltado para elementos como telas de contenção e gradis, que, mesmo comuns no cenário urbano, adquirem em sua obra uma dimensão subjetiva. “Acredito que meu trabalho questiona nossa percepção de liberdade”, afirma.

Sobre dividir a exposição com Denise, Samira destaca a potência do encontro entre linguagens: “A soma dos trabalhos enriquece a experiência. Provavelmente, o público perceberá conexões singulares ao entrar em contato com as duas propostas. Isso instiga, provoca, amplia o sentir.”

E o que o público deve levar da visita? “Espero que saiam com perguntas, com novas conexões com a própria memória e o cotidiano. Mais do que acharem a exposição bonita, que a encontrem interessante e provocadora”.

Denise Calasans, nascida e residente no Rio de Janeiro, é graduada em design pela PUC-Rio, mas foi na arte que encontrou sua forma mais verdadeira de expressão desde cedo. Ela explica que a seleção da proposta para o edital se deu em parceria com Samira: “Nada é por acaso. Já nos conhecíamos de um curso de acompanhamento artístico e havia uma afinidade nas nossas pinturas. Gabriela percebeu isso. Viu nas nossas abordagens do cotidiano uma ligação potente, mesmo em caminhos distintos”.

Gabriela Davies, curadora da mostra, é historiadora da arte e atua na aproximação entre arte, instituições e público. Fundadora da plataforma Comadre, voltada para a captação de recursos em prol da saúde da mulher e da criança, ela já esteve à frente de projetos como Fotos Pró Rio, 50×5 e Arte Substantivo Feminino. Sua curadoria busca conexões reais, sensíveis e sociais. 

Sobre a exposição, ela comenta: “O encontro entre Denise e Samira é muito instigante. Denise se volta para as plantas que brotam do cimento, da rachadura, como se a natureza insistisse em desafiar o concreto. Já Samira parte do próprio concreto — as telas plásticas de contenção, os objetos marginais que compõem o nosso cenário urbano — e os ressignifica. São elementos invisibilizados, mas presentes. Ambas trabalham com o detalhe, com o despercebido.”

E conclui: “‘O que brota do comum’ fala justamente disso: daquilo que está diante dos nossos olhos, mas só percebemos quando mudamos a forma de olhar. A exposição reorganiza a percepção e nos convida a uma nova sensibilidade”.
 
SERVIÇO
Exposição: O que brota do comum
Artistas: Denise Calasans e Samira Pavesi
Curadoria: Gabriela Davies
Produção: Luana Z. – Atelizê Produção Cultural
Abertura: 13 de junho, às 17h
Período de visitação: 13 de junho a 6 de julho de 2025
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Entrada gratuita
Local: Museu Regional do Norte de Minas (Corredor Cultural)
Rua Cel. Celestino, 75 – Centro, Montes Claros (MG)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por