Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro

6ª Mostra de Teatro de Montes Claros: Aberta temporada teatral

Jornal O Norte
06/07/2007 às 11:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:08

Começa hoje a 6ª Mostra de Teatro de Montes Claros. De 6 a 29 de julho serão apresentados 21 espetáculos por 16 grupos norte-mineiros

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Drama, comédia, suspense, contos de fada. Começa, nesta sexta-feira, mais uma edição da Mostra de Teatro de Montes Claros, promovida pela Aarted – Associação dos artistas e técnicos em espetáculos de diversão.

O evento que começou há seis anos como Canja Teatral, hoje faz parte do calendário da cidade, e atrai um público cada vez maior, que lota os espetáculos.

Na edição deste ano, a Mostra apresenta 21 espetáculos e conta com a participação de 16 grupos de Montes Claros e cidades vizinhas.

O ator Gilmar Honorato, integrante dos grupos Os Dez + e Faceato, diz que a Mostra é um momento de integração da categoria.

- A Mostra já se consolidou e mobiliza toda a cidade. O desafio para os grupos é trazer espetáculos inéditos, já que a produção é, normalmente, feita pelo próprio grupo, sem nenhum respaldo financeiro. Mas é um estímulo saber que durante os dias da Mostra, teremos casa cheia e, por isso, nos empenhamos para fazer um bom trabalho – diz o ator.

Gilmar é ator há 20 anos, mas, para se manter, também trabalha como técnico de enfermagem. Aos 37 anos de idade, o ator diz que, apesar de o teatro não lhe trazer rendimentos financeiros, não é possível viver longe dos palcos.

- O teatro é muito mais que uma arte; é uma vida. Mas, infelizmente, não dá para viver somente dos palcos. Até seria possível, se tivéssemos, por exemplo, uma lei de incentivo municipal que respaldasse parte dos espetáculos, mas não temos. E o ator gasta muito tempo com produção, divulgação e captação de recursos, que poderia ser dedicado em ensaios, de forma que o espetáculo tivesse ainda mais qualidade. Também temos um outro problema, que é a falta de espaço para apresentação, e um espetáculo que poderia ficar um mês inteiro em cartaz, normalmente, só consegue espaço para um fim de semana e tem que esperar quase seis meses para uma nova apresentação. Por isso que, às vezes, o público pensa que o espetáculo é antigo, porque já foi apresentado, mas, na verdade, só foi aos palcos uma ou duas vezes – lamenta Gilmar.

Na Mostra, o ator sobe ao palco com os espetáculos As dez mais do córtex cerebraI, com o grupo Faceato, no dia 25 de julho, e A anta, o lobo mau e os três porquinhos, com o grupo Os 10 +, no encerramento da Mostra, dia 29.

O diretor e assessor do grupo de teatro Vida sem preconceito, do Graapa – Grupo de apoio à prevenção e aos portadores de Aids, Rigoberto Guillermo Espinosa Pichs, diz que a Mostra é um momento para reunir os melhores espetáculos teatrais produzidos ao longo do ano.

- Nesse ano, o teatro produzido na academia, na Unimontes e no conservatório Lorenzo Fernandez, não participa da Mostra, o que é um pena, pois a idéia é reunir todos os grupos, sem exceção ou preconceito. Também não contamos com o respaldo financeiro da prefeitura, como aconteceu na edição do ano passado, mas a expectativa é de que o evento seja um sucesso de público, como foi nas outras edições – ressalta.

O Vida sem preconceito apresenta, no dia 09 de julho, o espetáculo sentimento humano, e As fofocas e os preconceitos, no dia 27.

A abertura da 6ª Mostra de Teatro acontece hoje, às 19, no centro cultural Dr. Hermes de Paula. Todos os espetáculos acontecem na sala Cândido Canela. Os ingressos têm preço único de R$ 3,00.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por