4º Encontro de Terno de Folia – Tradições Sertanejas

Aconteceu no último dia 22, domingo, em Montes Claros, na igreja Matriz e Centro Cultural Hermes de Paula, o 4º Encontro de Terno de Folia – Tradições Sertanejas

Jornal O Norte
27/12/2013 às 03:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:17




Fotos: Durval Santos e Aurélio Fabiano

A apresentação da Orquestra de Rabeca do Sertão
 



Aconteceu no último dia 22, domingo, em Montes Claros, na igreja Matriz e Centro Cultural Hermes de Paula, o 4º Encontro de Terno de Folia – Tradições Sertanejas. O projeto foi contemplado em 2013 pelo edital do Conselho Municipal de Cultura (Comcultura) através da Secretaria Municipal de Cultura. A Barriguda e Agenda Shows Promoções e Eventos assinaram a produção. Na coordenação e organização, os produtores Durval Santos e Wedson Peixoto.





 


O público apreciou a exposição de fotos dos
Ternos de Folia




O evento contou com a presença de Ternos de Folia “Semelhança dos Reis Magos”, “José e Maria “ (Capitão Éneas), “Estrela de Belém”, “Nossa Senhora dos Pássaros”, “ Estrela Guia, “Divina Luz”, “União”, “Os Gusta” (Pedra Preta), “Capitão Éneas”, “Riachão”,” Reis em Marcha”, “ Peregrino de Maria” e “Planeta do Oriente”.

A abertura começou às 8h, no Centro Cultural Hermes de Paula com um farto café sertanejo onde foram servidos biscoito espremido, broa, biscoito de queijo, bolo, acompanhado de um café quentinho, seguido da Santa Missa com a apresentação da Orquestra de Rabeca do Sertão e cantos na igreja.

Logo em seguida, os foliões foram encaminhados para a Galeria Godofredo Guedes para apreciação da exposição de fotos assinada por Aurélio Fabiano, um trabalho de pesquisa de encontros de terno de folia da região, como Riacho do Fogo, Varginha da Onça, Me Livre, A Valentina e Montes Claros.






A apresentação da Orquestra de Rabeca do Sertão
 



Para Wedson Peixoto, a festa tem vários momentos especiais. Um deles é quando os foliões dançam lundu, guaiano com moda de viola, numa grande confraternização sertaneja.

- É emocionante assistir a grande roda de lundu e os guaianos de quatro e seis. O público de todas as idades participa. Um encontro de jovens, senhoras, crianças, diz o coordenador.

Mais tarde foi servido um almoço com pratos típicos da região como arroz com pequi, farofa e frango ensopado.

-Esse encontro é uma preparação dos ternos de folia para a caminhada e giros das festividades do mês de comemoração do nascimento de Jesus, que transforma o ambiente em cultura tradicional e devoção, diz Durval Santos, coordenador do encontro.

Uma festividade natalina que se tornou tradição para o desenvolvimento e preservação dos costumes e saberes do povo de Montes Claros e região.

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmos 127:1






Terno de Folia Estrela de Belém
 


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por