Logotipo O Norte
Terça-Feira,23 de Setembro

21ª Festa de São Cristóvão movimenta motoristas

Jornal O Norte
Publicado em 27/07/2009 às 09:55.Atualizado em 15/11/2021 às 07:05.

Michelle Tondinelli


Repórter



A Igreja de São Cristóvão no bairro JK está movimentando toda a comunidade desde o dia 16, onde se comemora  o dia  de Nossa Senhora do Carmo, e  que se encerra hoje na praça da igreja, no dia de São Cristóvão. O objetivo dessa movimentação é honra o padroeiro da igreja que seguiu Jesus Cristo, com direito á barraquinhas nos dias 23, 24 e 25.



(foto: MICHELLE TONDINELLI)


null


A Igreja de São Cristovão realiza sua 21ª festa.



Segundo a coordenadora da comunidade, Elisabeth Silva, a festa  é realizada durante 21 anos, com um grande público de caminhoneiros que comparecem para manifestar a fé e  prestigiar a  festa.



- É uma festa grande, porque o santo é dos motoristas. A festa fica muito cheia, acredito que vêm duas mil pessoas. Para as festividades vamos ter a novena de nove dias de oração, missa, hasteamento da bandeira, carreata, música, apresentação de seresta do Sesc, barraquinhas, sem venda de bebida alcoólica e outros - diz.





Elisabeth ainda, explica que durante as festividades a parte espiritual não fica esquecida, pelo contrário, é esta parte que marca a festa. Como prova deste acontecimento o sentimento de fé  é implantado pelo padre Marcos durante cada ano que passa.



- É uma festa onde toda a cidade e região procura participar. Vem ônibus de fora com os motoristas de caminhão, pois São Cristóvão é o santo deles e nosso padroeiro - diz.



A moradora do bairro JK há mais de 30 anos, Maria José Siqueira, mais conhecida como Dona Nem, conta que assistiu a construção da igreja de São Cristóvão. Para ela a festa mudou bastante.



- Antes eu acostumava gostar mais, e participava muito. Hoje, as atrações principais ficam com o levantamento da bandeira e a procissão de carros com o santo. É uma festa bonita, com muita gente e comida gostosa. É uma festa boa para o bairro que traz várias pessoas para cá -diz



Já a moradora Mariana Saraiva explica que é ativa na igreja e participa de pastorais. Para ela a fé fundamenta toda a festa, a diversão é apenas a segunda opção. Participar da pastoral permite que ela  ajude na montagem das barracas e na venda dos doces.



- Eu participo da festa todos os anos, é uma forma de manter a minha fé, principalmente porque as igrejas estão focando mais os santos, de uma forma que possam manter viva e purificada a imagem deles.  Uma das coisas que mais gosto na festa é o levantamento do mastro que é maravilhoso, as pessoas gostam muito. Quem não participa da festa é porque não pode estar na cidade-diz



ARRECADAÇÃO



A coordenadora Elisabeth ainda explica que as barraquinhas existem para arrecadar doações. O objetivo financeiro da barraquinha é melhorar o templo de Deus.



- Este ano o objetivo é arrumar o nosso telhado que está ficando velho. Mas as barraquinhas não possuem objetivo só financeiro, também proporciona a  diversão e  a confraternização de todos. Nossa comunidade fica envolvida com a festividade e cada um fica responsável por algo, sendo um momento muito bonito para nós-diz.



São Cristovão é importante, porque os santos, são pessoas como nós que estiveram mais perto de Jessus e passaram pela vida como um exemplo, então sempre revive isso. São Cristovão é aquele que leva Cristo, devemos levar isso em nossas vidas, através de palavras e ações.



QUEM FOI SÃO CRISTOVÃO?



De acordo com Elisabeth Silva, São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes, e é celebrado no dia 25 de julho. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. “Cristóvão” que significa Aquele que carrega Cristo ou porta-Cristo. Seu culto remonta ao século V.



- O que chegou até nós é que São Cristovão era um soldado romano da Síria, e ele  procurava seguir o líder, procurava um e outro, e de repente ele descobriu que existia alguém poderoso chamado Jesus Cristo, e que ele queria servir a este nome. E então até o inimigo dobrava-se diante desse nome, e passou a querer servir Jesus-diz



A coordenadora ainda conta que de acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas, ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Nosso Senhor.



- São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que atravessava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Foi quando ele descobriu que havia carregado o dono do mundo, o criador de todas as coisas-diz.



 Elisabeth revela que a história leva a mensagem de que São Cristovão era seguidor de Cristo.



- Então todo motorista, principalmente neste mundo de hoje onde vemos tanta violência, sabe que devemos seguir São Cristovão que leva Jesus através daquela ação concreta de ajudar o próximo. E ai nós trazemos isso pra comunidade, dessa missão, para seguir de exemplo para todos nós, argumenta.



INÉDITO



Este ano, a Igreja de São Cristovão preparou um hino em homenagem ao santo. Elisabeth explica que a música foi gravada em cd que será vendido e animaram a todos.



- E esse ano terá inédito o hino de são Cristovão, estamos espalhando o cd para que os motoristas possam comprar e ter com músicas religiosas. Temos a festa, mas o mais importante é a fé, porque existem muitos testemunhos de pessoas que conseguiram uma graça, que sentiu a proteção, e a interseção do santo, o santo é intercessor de Deus - diz.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por