Pais e responsáveis por crianças e jovens até 15 anos devem se apressar, pois amanhã é o último dia da Campanha de Multivacina-ção do Ministério da Saúde. Em Montes Claros, até ontem, compareceram aos postos de saúde 4.161 pessoas para atualizar o cartão de vacina, entre adolescentes e crianças de 0 a 15 anos. Destes, cerca de 852 adolescentes e 1.564 crianças foram vacinados.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Isabela Miranda, para atender a população existem 18 salas de vacinas fixas e aproximadamente 25,5 mil doses de vacinas para reforçar o estoque foram disponibilizadas. Destas, apenas 4.361 foram aplicadas.

Isabela explica que até o dia 22, o objetivo é distribuir doses de 13 tipos de vacinas para crianças e sete para adolescentes abaixo de 15 anos. “Para as crianças as vacinas são: BCG; Hepatite B; Pentavalente; VIP; VOP; Rotavírus humano; Pneumocócica10 valente; Meningocócica C conjugada; Febre amarela; Tríplice viral; Varicela; DTP e Hepatite A. Já as vacinas Hepatite B; Febre Amarela; Tríplice viral; dT; dTpa; Meningocócica C conjugada e HPV são destinadas aos adolescentes entre 9 a 15 anos.

A coordenadora municipal de Vigilância Epide-miológica, Maria Clara Lélis Ramos Cardoso explicou que não há como estimar a quantidade de doses a serem aplicadas, já que é uma campanha de atualização de vacinas. “Não há como estimar a quantidade de doses, uma vez que somente receberão alguma das vacinas disponibilizadas no calendário aquelas crianças e adolescentes que estiverem com atraso no esquema vacinal, não tendo assim uma meta pré-estabelecida”, enfatiza.

As vacinas podem ser encontradas nos seguintes postos de saúde: Antônio Pimenta , Naspp, Cintra, Nova. Esperança, Delfino Magalhães, Planalto, Independência, São Judas, Maracanã, Vila Sion, Santos Reis e Tancredo.