Norte de Minas quer manter secretaria no governo Aécio Neves

Jornal O Norte
21/03/2006 às 09:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

O Norte de Minas encaminhou ao governador Aécio Neves um abaixo-assinado solicitando a indicação do advogado Paulo Almeida Filho, o Doutor Path, para a secretaria estadual extraordinária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas (Sedvan), tendo em vista que no próximo dia 30 de março a deputada Elbe Brandão se descompatibiliza do cargo para ser candidata na eleição deste ano.

O presidente da Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene, Valmir Morais, entregou o documento diretamente a Andréa Neves, assessora especial do governador, durante reunião no palácio da Liberdade. Nesta semana ele se reúne com o governador Aécio Neves para tratar do assunto. Paulo Almeida é o atual diretor regional do Idene - Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, órgão vinculado a Sedvan.

DOCUMENTO

O documento encabeçado pela Amams foi assinado por 70 prefeitos e vereadores do Norte de Minas e ainda pelos deputados estaduais Ana Maria Resende (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta (PDT) e Gil Pereira (PP), enquanto a deputada Elbe Brandão (PSDB), que responde pela secretaria, anunciou publicamente o apoio à indicação e se dispôs a assinar o documento oficialmente, além de tratar deste assunto com o governador. Valmir Morais acrescenta que o apoio unânime de todas as forças políticas do Norte de Minas que dão sustentação ao governo de Aécio Neves ajudará neste processo de indicação e ainda facilitará para o governador tomar uma decisão.

- Nos três anos e três meses do governo atual, Paulo Almeida vivenciou a realidade do Norte de Minas e saberá buscar as soluções para seus problemas. Os prefeitos são testemunhas da sua parceria – explica Valmir Morais.

SEM SURPRESAS

A decisão da Amams em antecipar o processo de escolha do ocupante da Sedvan é para evitar surpresas para o Norte de Minas. Valmir Morais lembra que desde quando Minas Gerais criou a então Sudeminas, para defender os interesses da área mineira da Sudene, a região sempre lutou por uma secretaria específica.

Segundo ele, o então governador Francelino Pereira transformou a Sudeminas em Sudenor e deu a ela status de secretaria, vinculada diretamente a seu gabinete. Porém, em 1983 ela perdeu este status e passou a ser vinculada à secretaria estadual de Planejamento e por fim, o governador Itamar Franco criou o Idene, ainda vinculado a Seplan.

- Graças à visão de grande estadista e administrador, Aécio Neves criou a Sedvan, vindo ao encontro dos anseios das lideranças do Norte de Minas. Precisamos fortalecer o órgão e nada mais justo do que colocar uma pessoa do Norte de Minas, de estreito relacionamento com Aécio Neves e de reconhecida competência.

NA FRENTE

Outro aspecto observado pelo presidente da Amams é que o Norte de Minas precisava se articular com urgência, pois as outras regiões sobre jurisdição da Sedvan, ou seja, os Vales do Jequitinhonha e Mucuri poderiam se mobilizar e indicar o futuro secretário.

- Montes Claros é a capital da área mineira da Sudene, por ser o maior município das três regiões e por isto, nada mais justo que o futuro secretário seja da região. O diretor geral do Idene, Walter Adão, é do Mucuri, e por isto entendemos que a secretaria tem de ficar com o Norte de Minas – justifica Morais.

Ele comemora que a indicação de Paulo Almeida deixou de ser de qualquer corrente política para ser suprapartidária.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por