Dureza com o melhor amigo!

Endurocão tem a participação de diversas equipes que juntas vão tentar avançar nas trilhas do Sapucaia em companhia dos seus cachorros de estimação. Quem não tem animal também vai poder competir

Jornal O Norte
24/04/2014 às 11:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 16:49

Endurocão tem a participação de diversas equipes que juntas vão tentar avançar nas trilhas do Sapucaia em companhia dos seus cachorros de estimação. Quem não tem animal também vai poder competir


Nairlan Clayton Barbosa
- Repórter





 
Foto: Bicho do Mato

Primeiro Enduro Cão promete reunir diversos
participantes em Montes Claros





Depois da realização de três campeonatos de Enduro a Pé, como ficou conhecido o Trekking no Norte de Minas (Duas Copas Verão TV Geraes e um Campeonato Norte Mineiro), agora uma nova modalidade está sendo posta em operação na cidade: O Endurocão! Como o próprio nome já diz, o esporte tem a participação de caninos na prática do Enduro.

O Organizador do evento, Fáusio Silva, da Bicho do Mato Esportes Radicais explica que a nova modalidade surgiu enquanto ele fazia levantamento das provas do Enduro a Pé, percebeu que muita gente passeava com seus animais quase nos mesmos locais por onde a competição oficial passava.

- Encontrei com alguns amigos que passeavam com seus animais. Daí conversando com eles vi que era possível a realização de um Trekking com os animais. Reuni com o pessoal e o Enduro foi totalmente aclamado com eles – explica o “Bicho do Mato”.

Para competir, a equipe é formada por 3 integrantes sendo um deles o cão, de qualquer tamanho e raça, desde que apto para fazer caminhadas. O mesmo sistema das planilhas, habitualmente utilizado no Trekking normal, é também usado pelos participantes, que tem que cobrir um percurso dentro da melhor média de tempo possível. Fica com a taça quem mais se aproximar do tempo ao avançar os postos de controle.

- Os participantes vão ter 1:25’:53” (uma hora vinte e cinco minutos e cinquenta e três segundos) para cumprir os 5,04 km de percurso incluídos os neutros técnicos e paradas para descanso e hidratação; divididos em duas partes sendo: 2,96 Km (dois mil novecentos e sessenta metros) na primeira parte e 2,08 Km (dois mil e oitenta metros) na segunda, com uma parada de 10 minutos entre elas para descanso e hidratação dos participantes. O tempo é mais que suficiente e se a equipe não cometer nenhum erro mais grave, em momento algum vai ter que correr ou forçar seu animal. Uma vez que a prova é experimental, o nível de dificuldade não vai ser tão alto. Queremos que todos gostem e também adotem a nova modalidade – afirma Fáusio Bicho do Mato.

Mas, quem não tem um cãozinho de estimação não precisa ficar preocupado. A organização do evento preparou uma categoria onde os participantes podem criar suas equipes sem precisar ter o cão como componente.

- Vamos ter a categoria aberta: as equipes devem ser formadas por 3 (três) integrantes e não vai haver a necessidade da inclusão do cão, sendo que a premiação para essa categoria vai ser feita para as 5 melhores equipes colocadas. O percurso será o mesmo, apenas com uma média um pouco mais apertada – finaliza Fáusio Silva.

A largada vai ser no Parque do Sapucaia no domingo a partir das 8 da manhã. Os vencedores recebem troféus e medalhas de participação.

A competição tem o apoio da TV Geraes, Canal 2.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por