Tim Estado de Minas Grandes Escritores: Programa de fomento à leitura inicia edição 2008

Jornal O Norte
06/03/2008 às 10:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:27

O Programa Tim Estado de Minas Grandes Escritores inicia a edição desse ano, incluindo novas cidades no circuito

Jerúsia Arruda


Repórter

A biblioteca Professor Antônio Jorge, da Unimontes, e a biblioteca pública municipal Doutor Antônio Teixeira de Carvalho recebem, nesse ano, um novo incentivo, com uma doação de livros pelo programa Tim Estado de Minas Grandes Escritores.

Montes Claros faz parte do circuito do programa desde a primeira edição, em 2002 e, nesses seis anos, recebeu importantes nomes da literatura brasileira, que além de doarem seus livros para as bibliotecas, também participaram de um bate-papo com os leitores da cidade, incentivando e ampliando o acesso à leitura.



O projeto que começou em Minas Gerais, hoje, se estende ao Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, e já doou, ao todo, cerca de 13 mil obras dos 20 autores participantes, realizou 209 palestras para as cidades que integram o projeto, beneficiando 75 mil pessoas, que têm acesso gratuito aos eventos.

Viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com a coordenação da ONG Humanizarte e da Facev, a edição do programa desse ano começou nesta quarta-feira, 5, em Salvador/Ba, com palestra do escritor e jornalista Zuenir Ventura.

Além de Zuenir, os escritores baianos José Cyrilo, Jorge de Souza Araujo, Elder Oliveira, Cacilda Povoas e Edmerson dos Santos têm presença confirmada na caravana literária do TIM Grandes Escritores.

O PROJETO

O Tim Estado de Minas Grandes Escritores foi idealizado pelo professor Marcelo Andrade, de Viçosa, em 2002. Abarcado pelo jornal Estado de Minas pela empresa de telefonia Tim, ganhou projeção estadual, levando escritores de renome nacional a cidades do interior do Estado, além de Belo Horizonte.

Segundo o encarregado do setor de gerência e projetos das bibliotecas públicas municipais, Guilherme Rodrigues, o programa é um importante fomento para a literatura local.

- Já recebemos a visita de grandes nomes como Roberto Drummond, Zuenir Ventura, Adélia Prado, Afonso Romano de Sant´Anna, Carlos Herculano Lopes, Nelson Motta,  Rose Marie Muraro, Bartolomeu de Campos Queiros, Frei Betto, Alcione Araújo, e muitos outros. A máxima do projeto é promover o diálogo entre os leitores com os escritores e com isso, cria-se uma oportunidade de acesso e conhecimento, despertando nos participantes o interesse pela leitura. Além disso, as bibliotecas recebem a cada visita do programa, a doação de 40 a 80 livros de todos os escritores participantes – explica.

No primeiro ano, a iniciativa teve a participação de oito escritores e foram articuladas 26 palestras, em 11 cidades de Minas Gerais. Em 2003, a participação foi ampliada para 12 escritores, e foram ministradas 42 palestras em 18 cidades. Em 2004, 12 escritores ministraram 34 palestras em 19 cidades. Já entre 2005 e 2006, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, 13 escritores participaram de 139 palestras, percorrendo 76 cidades. Nesse período, foram doados 11.235 exemplares de livros para as cidades participantes do programa.

Neste ano, o programa vai envolver também sete cidades do interior baiano, além dos estados de Minas Gerais, espírito Santo e Rio de Janeiro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por