Romantismo à flor da pele: Ray Edson participa como puxador de bloco no Carnaval de Rua de Montes Claros em abril

Jornal O Norte
27/02/2008 às 10:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:26

Jerúsia Arruda


Repórter

Ele já passou por quase todas as bandas e grupos musicais de Montes Claros, cantou em todos os bares e em todos os bailes. Na verdade, é uma figurinha carimbada na noite montes-clarense, reconhecido pela voz e estilo, românticos até a tampa.



Ray Edson participa como puxador de bloco no Carnaval de Rua de Montes Claros, que acontece entre os dias 18 e 20 de abril


(foto: WILSON MEDEIROS)

Com 23 anos de carreira, Raimundo Edson Ribeiro Alves, ou Ray Edson para o público, comemora seus 46 anos vividos e sustentados pela arte de tocar e cantar.

- Nunca trabalhei em outra profissão. A música é que me sustenta, tanto literal quanto metaforicamente – completa o cantor.

Ray Edson diz que cantou todos os estilos, passou por todas as escolas musicais, mas foi a noite sua base musical mais forte.

- Cantando em bares e em bandas de bailes, consegui desenvolver um estilo próprio. Minha voz tem cadência e timbre para a música romântica, e também gosto muito de música sertaneja. As letras são inspiradoras e facilitam a interpretação – explica.

Lançando o segundo volume do mais recente CD, com releituras de clássicos da música sertaneja e romântica, Ray Edson diz que, mesmo sendo o estilo que prevalece em seus shows, o repertório também inclui ritmos tradicionais como marchinhas, boleros e serestas.

- Para trabalhar só com música, como é o meu caso, é preciso ajustar o repertório à demanda do mercado. A região é muito eclética e ritmos como forró, arrocha, axé e sertanejo são imprescindíveis no repertório de qualquer show. Por isso, faço uma mistura e as pessoas gostam muito – argumenta o cantor, que diz fazer uma média de doze shows por mês.

Ray Edson e banda participam como puxadores de bloco no Carnaval de Rua de Montes Claros, que acontece entre os dias 18 e 20 de abril, no centro histórico da cidade, com desfile de grupos carnavalescos.

- Vou fazer uma coisa que adoro, que é cantar marchinha de carnaval. É uma oportunidade interessante para cantar o estilo, já que o carnaval de época na região é mais voltado para a música baiana – completa.

Ray diz que, por viver o tempo todo dedicado à música, conhece as dificuldades do mercado de trabalho para o artista independente e de quanto é complicado se manter com qualidade de vida.

- A Lei Municipal de Incentivo à Cultura pode ser um auxílio para o artista da cidade, que tem bons trabalhos, mas não tem condição de gravar. Mesmo sendo um valor pequeno, o incentivo será muito bem-vindo. Quando se trata de fazer show para a administração pública municipal de qualquer cidade da região há muita burocracia e acaba limitando o trabalho do artista. Com o Cd o espaço se abre mais, e é possível buscar outros centros para se apresentar. Então, com incentivo, vai ficar mais fácil produzir um Cd, o que reflete na abertura do mercado de trabalho – avalia.

Eclético, versátil, romântico e extremamente musical, Ray Edson é um típico artista norte-mineiro, que nunca abre mão dos sonhos de viver com e pela grande arte: a música.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por