Pequi e bem-te-vi: O cantor Paulinho Pedra Azul, conhecido nacionalmente pela canção Jardim da Fantasia (Bem-te-vi), se apresenta neste sábado na 18ª Festa Nacional do Pequi

Jornal O Norte
29/02/2008 às 18:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:26

Jerúsia Arruda


Repórter

Uma rima perfeita: Pequi e Bem-te-vi. Perfeita não só pela fonética, pela métrica, mas também pela expressividade que as duas palavras encerram. O Pequi é símbolo da resistência do segundo maior bioma brasileiro, o cerrado, nome regional dado às savanas brasileiras, onde vive a população sertaneja, que utiliza seus frutos para alimentar o corpo e o imaginário. Bem-te-vi é a materialização da natureza em poesia, cantado em insistentes versos na canção Jardim da Fantasia, a mais conhecida do compositor e cantor Paulinho Pedra Azul.




O cantor mineiro Paulinho Pedra Azul se apresenta neste sábado,


na 18ª Festa Nacional do Pequi, em Montes Claros

Essas duas expressões se encontram e se fundem para dar tom, cor e sabor à noite deste sábado, com a apresentação do cantor mineiro na 18ª Festa Nacional do Pequi, que acontece em Montes Claros desde o dia 28 de fevereiro e vai até a noite deste domingo, 2.

Cantor, compositor, instrumentista, pintor e escritor, Paulinho Pedra Azul começou a trilhar a música como integrante de um conjunto de baile, fazendo shows por diversas cidades mineiras. Depois se mudou para São Paulo, onde viveu por uma década e por igual período, morou e trabalhou com Saulo Laranjeiras, cantor e ator, também seu conterrâneo.

Lançou o primeiro disco, Jardim da Fantasia, em 1982 pela RCA, quatro anos depois da mudança para São Paulo. Depois disso, se apresentou com freqüência em universidades, participou de festivais e lançou discos regularmente nas décadas de 80 e 90, obtendo grande sucesso, sobretudo em Minas Gerais, sendo, inclusive, apontado como o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais, perdendo apenas para Milton Nascimento, em pesquisa feita pela Amar - Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes de Minas, em 1999.

Comemorando 25 anos de carreira, com uma produção musical que se concentra principalmente em canções e serestas românticas, o cantor do Vale do Jequitinhonha se apresenta neste sábado em Montes Claros, onde canta os grandes clássicos que marcaram sua carreira, entre elas Ave Cantadeira, Sonho de Menino, Valsa do Desencanto, Cantar, Vagando, Recado Para um Amigo Solitário, Jardim da Fantasia (Bem-te-vi), além de releituras de canções celebres da MPB.

Com estilo que passeia do romântico à MPB, passando pelo regional e chorinho, e fortemente influenciado pelo Clube da Esquina, Paulinho Pedra Azul tem mais de 20 discos gravados, a maioria deles independentes, além de participação em discos de vários outros cantores.

Um dos destaques de sua carreira é a parceria com Wagner Tiso, em 2001, quando gravou um CD com 12 músicas de Godofredo Guedes, pai de Beto Guedes.

Com canções gravadas por artistas de todos os estilos e de todo o país, como Diana Pequeno, Rosa Maria, Dércio Marques, Pena Branca e Xavantinho e parceria com Rogério Flausino, do grupo Jota Quest, Paulinho celebra os 25 anos de carreira lançando o CD Paulinho Pedra Azul – 25 Anos, gravado independente, onde reúne canções inéditas em parceria com o jovem músico Marcelo Jiram.

Paulinho também é autor de 200 telas e de 15 livros, dentre eles Delírio Habanero - Pequeno Diário em Cuba, escrito durante visita à ilha do Caribe, de vários livros infantis, entre outros.

Apesar de não ser presença constante na mídia de massa, Paulinho Pedra Azul consegue ser reconhecido, ao mesmo tempo, por um público restrito e pelo grande público. Ganhador de vários prêmios e velho conhecido entre os apreciadores de festivais de música, o cantor certamente se sentirá muito à vontade em Montes Claros, pois sobe ao palco logo após a apresentação dos concorrentes do 3º Festival de Música, que seleciona sábado mais seis canções para a grande final, que acontece no domingo.

A programação da 18ª Festa Nacional do Pequi acontece na Praça de Esporte, no centro de Montes Claros, a partir das 19 horas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por