Minas terá novo museu que ressalta suas riquezas

Jornal O Norte
24/03/2008 às 09:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:28

Da Agência Minas

O governador Aécio Neves apresentou, nesta semana, o projeto do Museu das Minas e do Metal, mais novo espaço de cultura e entretenimento que passa a integrar o Circuito Cultural Praça da Liberdade. O museu será implantado no antigo prédio da Secretaria de Educação, na Praça da Liberdade, que vai abrigar amplos espaços interativos e modernos ambientes virtuais, documentando duas das principais atividades econômicas do Estado, a mineração e a metalurgia. A obra do museu será realizada com apoio financeiro do Grupo EBX, com recursos de cerca de R$ 20 milhões e está prevista para ser concluída no segundo semestre do próximo ano. O projeto arquitetônico é do premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a concepção museográfica é do designer Marcello Dantas.

“Faltava no circuito cultural algo que nos remetesse às nossas origens. Minas é e sempre será Minas. Então, estamos juntando nesse museu, de forma absolutamente vanguardista, um projeto ousado, do ponto de vista arquitetônico, também museológico, nossas tradições, nossa história com o novo, com o que é vanguarda. As novas gerações terão um privilégio que a minha não teve, de ver essa junção do que existe de mais relevante na construção da história cultural e até mesmo econômica de Minas Gerais com o que existe hoje de mais moderno em tecnologia”, afirmou o governador em entrevista.

Aécio Neves ressaltou a importância do Museu das Minas e do Metal para os mineiros por ser mais um espaço público de conhecimento e convivência. Segundo ele, a finalização dos projetos arquitetônico e museográfico desse novo museu, intensifica as obras do Circuito Cultural Praça da Liberdade, moderno e inovador complexo cultural que será implantado nos prédios públicos do entorno da Praça da Liberdade, com museu, salas de concerto, salas de cinema.

“O Museu das Minas e do Metal representa um passo importante no processo de implantação do grande Circuito Cultural Praça da Liberdade. Queremos fazer desta Praça uma referência política, cultural, histórica e turística do mais profundo significado. O que estamos implantando aqui é bem mais que um conjunto de espaços para exposições e eventos. Ao expor de forma integrada e interativa os traços mais importantes da nossa história, da nossa cultura e da nossa sociedade estamos oferecendo aos visitantes uma visão do que fizemos, do que somos, mas eu acho que mais importante ainda, do que queremos ser. Nenhuma outra área é mais transformadora do homem e de sua realidade quanto a educação, a cultura e o conhecimento”, afirmou o governador em seu pronunciamento.

PARCERIAS

Durante a solenidade, o governador assistiu ao vídeo com o projeto das instalações do novo museu e visitou as instalações do prédio que será adequado para abrigar o Museu das Minas e do Metal. Aécio Neves também assinou convênio com o empresário Eike Batista, do Grupo EBX, que apoiará financeiramente a realização das obras, sem qualquer incentivo fiscal. A EBX é uma holding que desenvolve e administra negócios nos setores de mineração, logística, petróleo e gás, energia, fontes renováveis e entretenimento.

Ao lado da Secretária de Cultura, Eleonora Santa Rosa, além de outros empresários e artistas, Aécio Neves destacou que a parceria com a iniciativa privada será fundamental para a implantação do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Além do Museu das Minas e do Metal, estão sendo implantados a sede da Orquestra Sinfônica, com apoio da Fundação Vale, o Espaço do Conhecimento, em parceria com a TIM e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro Cultural do Banco do Brasil, com apoio do Banco do Brasil.

“Sem o desprendimento de empresas e empreendedores como os que estão nos ajudando a edificar em bases sólidas o Circuito Cultural Praça da Liberdade, além do apoio da sociedade e das classes ligadas à cultura mineira, este Projeto Estruturador ainda seria um sonho à espera de apoio e visão de futuro”, afirmou o governador.

MINÉRIOS E METAIS

A proposta do Museu das Minas e do Metal é mostrar ao mundo o poder desses minérios e dos metais. Minas Gerais é um dos territórios minerais mais ricos e importantes do mundo e o maior do Brasil e, ao longo dos anos, forneceu matérias-primas que atraíram desbravadores em busca dos cobiçados metais.

O Museu utilizará, de forma lúdica e criativa, da tecnologia de ponta para mostrar o universo das rochas, os processos de transformação dos metais e a importância deles para a vida humana e a economia mundial, mas, sobretudo, o desenvolvimento social, econômico e cultural de Minas Gerais em função da mineração. Em ambientes virtuais, os visitantes poderão interagir com os espaços criados para permitir uma intensa vivência pelo mundo dos metais.

O espaço abrigará também o acervo do Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, que reúne as mais belas amostras da riqueza do solo de Minas Gerais. Segundo a secretária de Cultura, Eleonora Santa Rosa, além de facilitar o entendimento sobre a importância do minério para a economia do país e para a vida cotidiana, também garantirá local adequado para abrigar o acervo do Museu de Mineralogia.

“É um museu que tem tudo a ver com a história de Minas Gerais, com as entranhas de Minas Gerais, para a população entender o quanto o minério tem reflexo na vida cotidiano. É um museu de alta tecnologia. Vamos receber aqui também o Museu Djalma Guimarães, que vai ser totalmente repaginado, reestruturado. Djalma Guimarães é uma pessoa extremamente importante para a engenharia de minas em Minas Gerais e merecia há muito também um espaço que pudesse, contemporaneamente, não só tratar o seu acervo, mas também fazer uma biografia para que as pessoas conheçam quem foi Djalma Guimarães e a importância que ele tem”, disse.

INSTALAÇÕES E ACERVO

No prédio de três pavimentos, diversos ambientes serão dispostos de forma a garantir aos visitantes uma verdadeira viagem virtual ao universo das minas e dos metais. O primeiro andar/térreo terá sala de exposições temporárias, Centro de Referência Virtual do Professor, espaço de convivência, cafeteria e administração.

O Museu das Minas será instalado no segundo andar, onde os visitantes poderão conhecer as minas, os minérios, os minerais industriais e ainda recursos minerais energéticos como petróleo e seus derivados. Na Sala das Minas, a história de dez importantes minas do Estado, com seus aspectos econômicos e culturais, será contada de forma didática e interativa. As salas terão tratamento cenográfico, com expositores construídos em madeira e/ou alumínio, que receberão acabamento com a textura dos minérios em destaque. No centro do espaço estarão expostas pepitas, minérios brutos e processados.

Na Sala das Miragens, uma exposição virtual mostrará os minérios e seus derivados flutuando no ar. O efeito chamado Mirage, que utiliza jogo de espelhos côncavos, chamará a atenção do visitante com peças ao alcance das mãos, mas que não podem ser tocadas. Na Sala Chão de Estrelas, concebida com inúmeros telescópios voltados para o chão, o visitante poderá observar minérios e pedras preciosas que estarão dispostos sob um piso elevado de vidro.

O segundo andar também abrigará o acervo do Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, completamente reestruturado e redimensionado. Na Sala do Inventário Mineral estará a coleção de gemas com cerca de 1.000 amostras, mostrando toda riqueza de Minas Gerais. Criado em 1974, o Museu Prof. Djalma Guimarães dispõe de um conjunto total de 3.000 peças, sendo a maior parte delas originária do subsolo de Minas Gerais. Todo o acervo estará disponível para ser conhecido em visitas monitoradas.

O Museu do Metal ocupará todo o terceiro pavimento. Na Sala da Tabela Periódica, as pessoas encontrarão um conjunto de tubos metálicos, representando os seus respectivos metais, que projetam os símbolos no chão e emitem sons ao se tocarem. Na sala Língua Afiada, a história dos metais será contada em texto e vídeo projetados em uma gigantesca escultura dourada de metal.

Na sala das Janelas para o Mundo, o visitante poderá observar inúmeras cenas da vida real onde o metal aparece como grande protagonista da vida atual. Nos Mapas das Minas será apresentada a localização das jazidas minerais e da atividade metalúrgica em Minas Gerais, do período colonial aos dias atuais e nas Estações Interativas, diversas experiências interativas estarão disponíveis, com vivências sobre a propriedade dos metais, seus processos de produção e manipulação.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por