Inscrições para Revelando Brasis se encerram 28 de março

Jornal O Norte
18/03/2008 às 10:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:28

Da Ascom/BNB

Estão abertas até o dia 28 de março as inscrições para o Concurso de Histórias do Revelando Brasis Ano III. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ser morador de município com até 20 mil habitantes. As 40 histórias selecionadas serão transformadas em vídeos com duração de 15 minutos pelos seus autores. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser retirados nas agências do Banco do Nordeste e nos postos de atendimento dos Correios, bem como nos sites www.revelandobrasis.com.br e www.cultura.gov.br. Parceria entre a secretaria do Audiovisual do ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul, o Revelando os Brasis tem como objetivo viabilizar a produção de vídeos digitais nas pequenas cidades brasileiras.

Segundo a coordenadora do concurso, Beatriz Lindenberg, é justamente a dificuldade de comunicação com a população dessas cidades que se constitui o maior desafio do projeto, pois se o processo de divulgação não funciona, se não conseguimos fazer essas informações chegarem a essas pessoas, o projeto não acontece. Nesse sentido, Beatriz considera a parceria entre o BNB e o Instituto Marlin Azul um ponto imprescindível para a concretização do Revelando os Brasis.

- A parceria entre o Banco do Nordeste e o Instituto Marlin Azul é muito festejada por nós, porque além do processo do custeio da impressão dos cartazes e fichas de inscrição, o BNB nos ajuda numa tarefa importantíssima, que é a divulgação do concurso. Afinal um dos nossos maiores desafios é justamente esse: mobilizar as pessoas das cidades mais remotas do Brasil – afirmou Beatriz.

Beatriz Lindenberg ainda ressaltou a participação da região Nordeste nas edições anteriores do concurso. Segundo ela, dos 80 vídeos produzidos nas edições I e II do Revelando os Brasis, 35 foram feitos por autores nordestinos.  

DO CONCURSO

O Revelando os Brasis abrange tanto histórias reais baseadas em fatos históricos, personagens e tradições populares ou de ficção. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção do projeto para realizar os vídeos.

Depois de finalizados, os vídeos são apresentados em suas comunidades através do Circuito Nacional de Exibição, que leva uma tela de cinema para os municípios. As produções também são exibidas no Programa Revelando os Brasis, que vai ao ar pelo Canal Futura. A partir de 2008, os vídeos do projeto serão lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

MINAS GERAIS

Antônio Horácio Sales, natural de Montalvânia, município do Semi-Árido Mineiro, produtor rural, formado em Zootecnia, escritor e cineasta, foi revelado pela última edição do Projeto. Horácio, como gosta de ser chamado, produziu um curta de 15 minutos chamado “... E Agora Deixa-Vim” que narra a história de um grande herói das corridas de cavalo da época de Montalvão, fundador da cidade. O cavalo que recebia o nome título do filme ganhava todas as corridas com outros animais da região até a chegada de um forasteiro que promete um desafio à altura. O elenco do filme foi totalmente formado pelos habitantes da cidade.

Mais informações podem ser conseguidas com o Instituto Marlin Azul pelo  e-mail revelandoosbrasis@gmail.com.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por