geral

Sobe o número de acidentes elétricos em janeiro de 2025

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 04/04/2025 às 13:09.Atualizado em 04/04/2025 às 13:10.
 (Freepik)
(Freepik)

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam um aumento nos acidentes de origem elétrica no primeiro mês de 2025. O levantamento, apresentado no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, revela que os casos cresceram 140% em relação ao mesmo período de 2024.

Em Montes Claros, durante o ano de 2024, foram registradas duas ocorrências de acidentes relacionados à eletricidade, ambas envolvendo choques elétricos, sendo uma delas fatal. O acidente fatal vitimou um homem de 21 anos que manipulava uma bomba d'água às margens de um rio. Já o segundo incidente, não letal, ocorreu com um pintor que inadvertidamente tocou na rede elétrica aérea.

O crescimento dos acidentes foi impulsionado, principalmente, pelo aumento dos incêndios provocados por sobrecarga elétrica. Em janeiro de 2024, foram 45 ocorrências desse tipo, enquanto no mesmo período de 2025 o número triplicou, chegando a 135 registros.

“A sobrecarga acontece normalmente nas tomadas, geralmente quando as pessoas usam extensões e ligam aparelhos de grande potência ou muitos equipamentos na mesma tomada. Por exemplo, ligar uma fritadeira elétrica que tem até 2 mil watts e a tomada de uso geral que está em todas as instalações suportam em torno de mil watts e você já está ultrapassando a capacidade dela. Outro exemplo é quando você não dimensiona a instalação corretamente com fios mais finos e você liga equipamentos mais potentes onde às vezes a instalação elétrica foi preparada para um chuveiro elétrico de 4 mil watts e a pessoa coloca um de 7 mil sendo a consequência aquecimento e incêndio”, explica o Engenheiro Eletricista e fundador da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) Edson Martinho.

“A prevenção é fazer a instalação elétrica correta, colocar os fios adequados para a potência que você vai instalar, depois um disjuntor ou fusível para proteger caso você ultrapasse a potência e as tomadas ou pontos de conexão adequadamente. Um equipamento que vem com pino mais grosso significa que é com potência maior e não para ligar em tomadas de pino fino. O adaptador é o maior crime que existe na face da terra, é proibido, mas como muita coisa no Brasil, é vendido”, acrescenta o engenheiro sobre a correta instalação.

“Informamos às pessoas que a eletricidade é perigosa, que os fios e cabos que há no mercado precisam ser avaliados para não ocorrer nenhum problema em relação a comprar um fio de má qualidade”, completa o engenheiro Edson Martinho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por