Cidade

Reinado de São Benedito colore as ruas

Leonardo Queiroz
Publicado em 20/08/2022 às 00:03.
 (Leonardo Queiroz)

(Leonardo Queiroz)

Segundo dia de eventos na 181ª edição das Festas de Agosto, a sexta-feira (19) com o reinado de São Bendito. A cor rosa invadiu as ruas de Montes Claros. O cortejo que acompanha o reinado saiu da praça Dr. João Alves e percorreu várias ruas até a igrejinha do Rosário. 

Catopês, marujos e caboclinhos com suas cores, danças, músicas e fitas mais uma vez demonstraram sua fé, tradição e religiosidade. 

O rei foi Miguel Ribeiro de Aguiar e a rainha foi Brenda Pimenta. À noite os grupos se reuniram para o levantamento do mastro do Império do Divino Espírito Santo.

Já são 181 anos de história e tradição em Montes Claros e São Benedito é considerado o santo padroeiro dos negros no Brasil. Diz a história que Benedito era um padre franciscano negro que levava para os escravos a comida da casa dos senhores.

A tradição não se perde. Janete do Perpétuo Socorro que é amante da festa há 19 anos . 

“A festa está linda porque é fé. A parte folclórica e a cidade estão muito bonitas e bem ornamentadas. A parte religiosa é a que a gente cuida. E quando não há um festeiro, reunimos os amigos e nos juntamos para que tudo aconteça”, contou.

Perpétuo se lembrou do saudoso mestre Zanza, felecido no ano passado. 

“Tínhamos uma tradição de ficarmos esperando o mestre Zanza para começar o desfile e a gente ainda olha e procura. Sentimos muita a falta dele e desde ontem (quinta) que foi muita emoção e lágrimas. Seu filho Junior está cuidando muito bem e mantendo viva a nossa tradição e a nossa fé”, disse.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por