Com o tema Futuro de Mãos Limpas, a 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Montes Claros foi premiada nesta semana em Belo Horizonte, através de um projeto desenvolvido por agentes da Polícia Comunitária da cidade e em parceria com o grupo de Escoteiros São José. O projeto foi um dos 14 contemplados com um kit multimídia, contendo notebook e data show, cujo material será utilizado nas palestras.
Voltado para conscientização do não uso de armas pelas crianças e adolescentes, e do risco de se ter arma de fogo em casa, o projeto Futuro de Mãos Limpas foi inscrito em um Concurso estadual de projetos de Polícia Comunitária, e ficou entre os 14 projetos escolhidos.
CRITÉRIOS
Segundo a diretora da Acadepol, Maria de Lurdes Camilli, foram utilizados cinco critérios para escolher os melhores projetos: emprego da metodologia de levantamento; planejamento (inovação, metas, participação da comunidade); envolvimento e mobilização na realização do projeto; efetivação e melhoria para execução do projeto; apresentação e documentação.
Futuro de Mãos Limpas está sendo implantado em Montes Claros desde junho de 2006, e mais de 150 crianças e adolescentes já foram atendidos. Para 2007, a equipe da Polícia Civil Comunitária deverá intensificar as palestras de conscientização para o público infanto-juvenil, mobilizando diversas entidades, como escolas, igrejas e comércios.
Para o delegado regional, Aluízio Mesquita, conscientizar o público jovem é o alicerce para a garantia de um futuro menos violento e de cidadãos melhores.
- A Polícia Civil Comunitária é uma nova aliada no combate à criminalidade, principalmente na prevenção. O trabalho com esse público jovem, faz-se ainda mais importante, pois a maioria ainda não possui consciência formada. A Polícia Civil continua investigativa, e agora mais ainda caminhando junto com a comunidade – disse o delegado.
