O ministério público federal inaugura hoje em Montes Claros, às 17 horas, a Procuradoria da República localizada na rua Santa Bernadete do bairro Todos os Santos.
A Procuradoria, que terá atribuição territorial sobre 96 municípios do Norte de Minas tem como objetivo intensificar o combate à corrupção no país com participação fundamental do ministério público.
Como destinatários finais das investigações, os procuradores da República atuam em todos os casos que deram origem às operações executadas nos últimos anos pela polícia federal, uma vez que o ministério público é responsável por denunciar os envolvidos nos crimes que envolvam bens, interesse, órgãos ou verbas federais, como sonegação de tributos federais, apropriação indevida de contribuições previdenciárias, fraudes em licitações e o desvio de má aplicação de verbas federais, além do combate aos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
DESTAQUE
O ministério público tem se destacado como advogado da sociedade atuando na defesa dos interesses coletivos e sociais, ações e investigações em defesa do patrimônio público e social, do meio ambiente, saúde, educação, defesa e proteção às minorias (deficientes físicos, índios, idosos) e na fiscalização do bom funcionamento dos serviços públicos.
PROCURADOR
A procuradoria da República será comandada pelo procurador Bruno Nominato de Oliveira que é natural de Belo Horizonte, formou-se em 2000 pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, e está no ministério público desde 2003.