geral

Primavera 2024 é marcada pelo fenômeno La Niña

Para a região, especialista prevê mais chuvas irregulares com o fenômeno climático

Alexandre Fonseca e Leonardo Queiroz
alexandre.fonseca@soebras.edu.br | leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 27/09/2024 às 19:00.
Clima seco deve prevalecer até meados de novembro, relata prognóstico meteorológico (LEONARDO QUEIROZ)
Clima seco deve prevalecer até meados de novembro, relata prognóstico meteorológico (LEONARDO QUEIROZ)

A primavera de 2024 começou no último dia 22 de setembro e se estenderá até o dia 21 de dezembro. Segundo o Observatório Nacional, o início da estação mais florida do ano é marcado pelo equinócio de primavera no hemisfério sul e de outono no hemisfério norte. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões para Montes Claros indicam que até o próximo domingo as temperaturas oscilarão entre máximas de 37?°C e mínimas de 33?°C, com a umidade relativa do ar variando de 10% a 30%.

Conforme explica a Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI) — as diferentes estações do ano acontecem porque o eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao seu plano de órbita e, além disso, pelas diferentes posições da Terra em sua translação em torno do Sol.

“À medida que a Terra orbita o Sol, seu eixo inclinado sempre aponta na mesma direção e isso faz com que diferentes partes da Terra recebam os raios diretos do Sol. O instante exato do início de uma estação do ano é determinado por uma posição específica da Terra em sua órbita”, diz Josina.

Em relação à região norte do estado, o doutor em engenharia agrícola e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Flávio Pimenta de Figueiredo, explica que a primavera surge após um inverno de chuvas escassas e temperaturas instáveis, com focos de queimadas pelo país. “A primavera é a estação de transição entre o inverno e o verão, ou seja, a tendência é aumentar as temperaturas até a chegada das chuvas. Para este ano, teremos o fenômeno El Niña, que para nossa região traz mais chuvas, porém com grande irregularidade e atrasos” comenta.  
 
PREVISÃO 
Com a chegada da estação florida, o clima seco deve prevalecer até meados de novembro, conforme Prognóstico da Primavera elaborado pelo Inmet, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME).

O Inmet aponta que o La Niña, fenômeno de resfriamento das águas do Pacífico equatorial, deve começar no Brasil neste mês de setembro, com uma probabilidade de 58% para o trimestre que se estende até novembro.

Já no trimestre outubro/novembro/dezembro, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%. Quando La Niña se forma, ela pode influenciar o clima global de várias maneiras. Algumas das principais características e impactos do fenômeno incluem a temperatura mais fria, padrões de precipitação causando secas algumas regiões e chuvas excessivas em outras, impacto na agricultura e fenômenos meteorológicos. 

Ainda segundo o prognóstico na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses indica condições favoráveis para chuva abaixo da média climatológica em São Paulo e meio oeste de Minas Gerais. Nas demais áreas, a chuva poderá ocorrer próximo ou acima da média, com tendência de chuvas mais regulares no decorrer dos próximos meses. As temperaturas tendem a permanecer acima da média, principalmente no oeste dos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por