Mais uma tentativa de fuga frustrada na cadeia pública de Montes Claros foi registrada neste final de semana.
Na tarde desse sábado, 28, foi descoberto um túnel de quatro metros de profundidade na cela 8 do cadeião. Segundo informações da polícia, a suspeita é que os presos pretendiam fugir na madrugada de domingo.
Após a descoberta do túnel os 11 presos da cela 8 foram remanejados para outras celas.
Segundo o inspetor da cadeia, no sábado de manhã os agentes penitenciários desconfiaram dos presos da cela 8 que tamparam a cela com panos e se recusaram a sair para retirada de um colega de cela.
Diante da desconfiança foram acionados policiais militares e civis para revista nas celas, quando foi localizado o túnel.
Além dos materiais utilizados para cavar o túnel, pedaços de ferros retirados das grades e suchos (armas artesanais) nada foi encontrado no interior da cela 8 e nas outras revistadas.
Segundo o diretor da cadeia, delegado Saulo Gomes Nogueira, a situação do local está a cada dia mais difícil de ser administrada.
- Volto a afirma que em um local superlotado como está o cadeião hoje é humanamente impossível garantir 100% de segurança. Temos apenas 4 agentes penitenciários por turno para garantir a segurança de um local com mais de 400 presos. Precisamos imediatamente de um novo diretor para que possa cuidar diuturnamente da segurança do local, de psicólogos e assistentes sociais para prestar assistência aos detentos e mais agentes penitenciários – disse o delegado.
Saulo Nogueira lembrou ainda que esta foi à quarta tentativa de fuga frustrada este ano.
- Apesar de todas as deficiências humanas e de infra-estrutura, como a falta de agentes penitenciários e a superlotação, não tivemos nenhum registro de rebelião ou fuga em massa, desde outubro do ano passado. Todas as tentativas de fuga em massa foram frutadas e continuaremos trabalhando para que a segurança no local não seja comprometida – finalizou o diretor do cadeião.