Os delegados especiais da polícia civil de Minas Gerais foram promovidos quarta-feira, após oficialização do governador Aécio Neves, da promoção dos profissionais, que foram elevados ao cargo de delegados-geral, topo da carreira.
Foram promovidos 1003 profissionais das seis carreiras da polícia civil (delegado, agente de polícia - antigo detetive -, auxiliar de necropsia, médico-legista, perito criminal e escrivão).
É a primeira promoção após a Lei Complementar nº. 84, de 25/07/06, que instituiu o novo plano de carreira da polícia civil.
A mesma lei define que policial suspenso por punição disciplinar perde o direito à promoção e à progressão
MONTES CLAROS
Vários profissionais da 8ª delegacia regional de polícia civil também ganharam a promoção do estado.
O único delegado a ser promovido foi o titular da delegacia de repressão aos crimes contra pessoa, Giovani Siervi. A promoção veio depois de 10 anos de serviços prestados ao Norte de Minas através da polícia civil.
Giovani Siervi começou sua carreira trabalhando por um ano na cidade de Salinas, depois em Brasília de Minas. Veio para Montes Claros e respondeu por quatro anos pela delegacia adjunta adida ao juizado especial criminal (Dajec). O delegado também esteve à frente da delegacia de vigilância geral por mais de um ano.
Atualmente responde pela delegacia de crimes contra pessoa, obtendo êxito junto a sua equipe de policiais nas investigações e conclusões de inquéritos, e em várias prisões de pessoas envolvidas em crimes violentos na cidade e região.