Da redação
O Norte divulgou na edição de ontem que o coronel Geraldo Magela, comandante da 3º Região de polícia militar estaria deixando Montes Claros e seria substituído por uma oficial que comanda atualmente o 34º batalhão em Belo Horizonte, mas o fato foi negado na tarde de ontem pela assessoria de imprensa da 3ª RPM negou o fato.
Segundo o sub-tenente Charles, da assessoria de imprensa, ainda não foi definida a data para a troca de comando da 3ª RPM e nem o nome do oficial que substituirá o coronel Geraldo Magela.
O assessor de imprensa informou ainda que o comando geral ainda não promoveu a coronel os tenentes-coronéis que poderia assumir a 3ª RPM, mas não citou nenhum nome.
Questionado sobre a tenente-coronel Luciene, contada nos bastidores para o comando da 3ª RPM, o sub-tenente Charles voltou a afirmar que não tem nada definido e que o comando geral ainda não comunicou nada sobre a troca de comando.
O coronel Geraldo Magela que está a frente da 3ª RPM comandará no próximo ano o região de polícia militar localizada na cidade de Barbacena. A transferência do comandante da 3ª RPM foi definida após pedido pessoal do coronel Geraldo Magela junto ao comando geral da polícia.
Sobre a possível mudança do comando também no 10º Batalhão de polícia militar O Norte não conseguiu informações, uma vez que, o tenente-coronel Heli José Gonçalves está em férias.
O juiz da vara de execuções penais, Marcos Antônio Ferreira, disse a O Norte que não fez nenhum pedido ao comando geral da polícia militar de Minas Gerais para que o comandante do 10º batalhão de Montes Claros fosse trocado e que não houveram brigas entre comando da PM e Vara Criminal, o que houve foi divergência de opiniões em fatos isolados.
ESPECULAÇÕES
Como O Norte publicou a exatamente um mês, dia 30 de novembro de 2006, logo após o anúncio de que o comandante da 3ª RPM, coronel Geraldo Magela iria comandar a PM na cidade de Barbacena, várias foram as especulação quanto ao seu substituto.
Nos bastidores da PM, os nomes mais cotados para assumir a 3ª RPM seriam o do tenente-coronel Heli Gonçalves, que atualmente comanda o 10º BPM, e do tenente-coronel Gilberto, que comanda a PM em Januária. Somente nos últimos 15 dias que foi citado o nome da tenente-coronel Luciene para assumir a 3ª RPM.
Caso a especulação de que o tenente-coronel Heli cotado para assumir o comando da 3ª RPM, fosse confirmada também nos bastidores vários nomes foram citados nos bastidores como novo comandante do 10º Batalhão, entre eles os do tenente-coronel Sílvio, tenente-coronel Abreu e do major Franklin, que seria promovido a tenente-coronel para assumir o comandado do 10º BPM, pois atualmente responde como subcomandante da corporação.
Nenhuma das informações são confirmadas pelos comandantes do 10º BPM e 3ª RPM que se limitam a falar que a decisão será tomada pelo comando geral da polícia.
Se confirmado a promoção da tenente-coronel Luciene para assumir a 3ª RPM, a articulação feita junto ao comando geral para indicar os nomes para assumir os comandos da PM feita pelo deputado estadual Arlen Santiago, segundo fonte de confiança dos comandos, não teria dado certo.
Segundo a fonte que pediu para não ser identificada com medo de retaliações, os nomes do tenente-coronel Heli e do major Franklin para assumir a 3ª RPM e 10º BPM, respectivamente, teriam sido definidos após articulação do deputado estadual Arlen Santiago, junto ao comandante-geral da PM em Minas Gerais, coronel Hélio Junior.
- Entre outros nomes que foram cogitados para assumir os comandados, os do tenente-coronel Heli e do major Franklin foram escolhidos devido ao alto prestígio que o deputado do Norte de Minas tem junto ao comando-geral da policia no estado – finalizou a fonte.
