Pirapora, localizada no Norte de Minas Gerais, às margens do Rio São Francisco, será palco do 1º Festival Gastronômico nesta quinta-feira (5). Com entrada gratuita, o evento promoverá a inovação no setor de alimentação, impulsionar o comércio local, atrair turistas e valorizar a rica cultura da região.
Realizado pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Empresa Municipal de Turismo (Emutur), o festival contará com a participação de 12 empreendedores locais. Eles apresentarão pratos inéditos desenvolvidos com o apoio do programa Prepara Gastronomia, iniciativa que capacitou pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar ao longo dos últimos quatro meses.
Sob a orientação do chef Afonso Bicalho, os participantes receberam treinamento para inovar no cardápio, além de aprender sobre precificação, gestão financeira e melhoria no atendimento. Os pratos exclusivos estarão à venda durante o festival, que promete movimentar o cenário gastronômico e cultural de Pirapora.
“Vivemos em um estado de dimensões territoriais grandiosas. Tal particularidade proporciona a nós, cozinheiros, diversas possibilidades para o exercício da criatividade. Estar em Pirapora foi a oportunidade de vivenciar um bioma mágico (Cerrado) e, ao mesmo tempo, ser energizado pelas águas do Velho Chico. Nossa maior missão seria então representar esse lindo encontro da cultura Sertaneja e Barranqueira em pratos que trouxessem aos participantes e à população o orgulho da sua terra”, explica o chef.
Um dos participantes da ação é o empresário Fred Campos. Ele acredita que o evento confere maior visibilidade ao setor. “Vamos mostrar que podemos utilizar os produtos regionais de diversas formas, sem perder nossa originalidade. Acredito que o evento é uma oportunidade de levar aos turistas e moradores a qualidade da nossa gastronomia”, destaca.
“O Festival Gastronômico de Pirapora representa um momento ímpar tanto para os participantes quanto para a cidade. Este evento marca o início de uma tradição que promete crescer a cada ano, destacando a riqueza gastronômica do Norte de Minas e o talento local. A utilização de produtos regionais para criar pratos surpreendentes reforça o potencial da culinária local”, acrescenta o participante.
“A participação do SEBRAE e da Prefeitura de Pirapora foi fundamental para a realização desse festival, que preparou uma estrutura incrível para acolher o público e os participantes. A expectativa é que o evento surpreenda e encante os visitantes, tornando-se um marco para a cidade e um roteiro turístico importante no futuro”, completa Fred Campos.
Confira os estabelecimentos e pratos que participam do evento:
— Bar e Pizzaria Bacaninha — Pizza Sol do Norte (Carne seca, abóbora e queijo)
— Kaka’s Bar e Restaurante — Moqueca Barranqueira (Tilápia, banana-da-terra e Pequi)
— Kátia Damasceno Personal Chef — Salto do Peixe (Tilápia, banana-da-terra e uvas-passas)
— La Luna Gastrobar – Luna e Labareda (Picanha, banana-da-terra e frutas)
— Live Sunset Gastrobar — Bocadito Mineiro (embutidos, carne de porco, queijo e fubá de milho)
— Pungas Bar – Na Brasa do Cerrado (Surubim, manteiga de garrafa e cachaça)
— Restaurante Helenas — Escabeche da Helena (carne lagarto, pão e legumes)
— Restaurante Lá em Casa — Essência do Lá em Casa (Costelinha de porco, quiabo e goiabada)
— Restaurante Recanto da Vovó — Um Mimo da Vovó (Frango, feijão e milho-verde)
— Restaurante Seo Chico — Cheiro da Roça (Linguiça, fubá de milho e couve)
— Restaurante Tradição de Minas — Joia Caipira (Rabo de boi, mandioca e rúcula)
— T & N Restaurante — Fraldinha Barranqueira (carne fraldinha, milho e pequi)