Logotipo O Norte
Sábado,15 de Novembro

PC registra queda na reincidência de menores

Jornal O Norte
Publicado em 28/12/2006 às 08:52.Atualizado em 15/11/2021 às 08:47.

A Domi - Delegacia de orientação ao menor infrator de Montes Claros está encerrando o ano de 2006 com queda no registro de crimes violentos, principalmente com relação àqueles cometidos contra o patrimônio.



Em estatística divulgada esta semana, o titular da Domi, delegado Jean Pierre Batista, apresentou redução na reincidência de menores e em contrapartida, elevação no número de procedimentos remetidos à justiça.


 


De acordo com o delegado Jean Pierre, um dos motivos apresentados para a redução dos crimes foi à inauguração do Ciansa - Centro de internação do adolescente infrator Nossa Senhora Aparecida, responsável pela internação/recolhimento de vários menores.



Por outro lado, o delegado reforçou a tese de que o trabalho da polícia civil tornou-se mais efetivo, desde o final de 2005, quando recebeu novas viaturas e material logístico. A integração das polícias civil e militar, além do judiciário, também foi apontada como fator positivo, que refletiu diretamente na repressão dos crimes.



Os números apresentados pela Domi confirmam os dados divulgados recentemente pela polícia civil que apontou estabilidade no registro de boletins de ocorrências – quando não houve queda nem aumento - porém, uma baixa de 50% nos assaltos e furtos praticados por menores.


Nos meses de novembro e dezembro de 2005, por exemplo, foram registradas 30 ocorrências de roubo e 79 de furto. Em comparação ao mesmo período, deste ano a PC registrou 16 roubos e apenas 37 furtos.



O titular da Domi informou ainda que somados esses dois tipos de crimes, eles representam mais de 40% do número total de registros. Os 60% restantes, correspondem aos outros crimes como: tráfico e uso de drogas, lesões corporais, porte ilegal de arma de fogo, ameaça, tentativa de homicídio, brigas, entre outros.



De janeiro a 20 de dezembro de 2006 foram registradas 1.260 ocorrências envolvendo menores, o que gera em média 105 casos por mês. Desse total, 180 registros são de roubo e 404 de furtos. Em 2005 durante todo ano foram registrados aproximadamente 1.200 casos.



Com relação aos procedimentos, em 2005 foram instaurados 581, sendo que 420 foram remetidos à Justiça. Devido, ao aprimoramento dos trabalhos dos policiais, que integram a Domi, foram instaurados em 2006, 700 procedimentos sendo que 750 já foram enviados a Vara da Infância e da Juventude.



O delegado Jean Pierre salientou que o internamento dos menores com maior reincidência baixou a criminalidade na cidade com relação aos crimes de maior gravidade.



- Até a semana passada, 54 adolescentes em conflito com a lei foram recolhidos durante o ano. Em 2005, apenas 12 menores, já que ainda não existia o Ciansa, e os adolescentes eram recolhidos no albergue local. Cerca de 50, dos quase 70 internados no centro de internação são de Montes Claros. Curiosamente, menos de 10% são reincidentes – informou Jean Pierre.


Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por