Logotipo O Norte
Segunda-Feira,31 de Março
Entrevista

Ovos de Páscoa artesanais conquistam espaço

Doces artesanais vieram para ficar. E você, já escolheu o seu?!

Adriana Queiroz
genteideiascomunicacao@gmail.com
Publicado em 26/03/2025 às 19:00.

A Páscoa está chegando — e com ela, a tradicional busca pelos ovos de chocolate. Mas, nos últimos anos, uma tendência tem se fortalecido: os ovos de Páscoa artesanais. Feitos com ingredientes selecionados, recheios criativos e um toque de exclusividade, eles vêm conquistando os consumidores e desafiando as grandes marcas.

Em Montes Claros, empreendedores do ramo da confeitaria apostam em sabores diferenciados e apresentações sofisticadas. Ovos recheados com brigadeiro gourmet, brownie, red velvet, bombons decorados, barrinhas de chocolate com brigadeiros, são algumas das opções que prometem surpreender o público em 2025.

Além do sabor, a personalização tem sido um grande atrativo. Muitas confeitarias oferecem ovos temáticos, com mensagens personalizadas e embalagens especiais, tornando o presente ainda mais significativo.

Outro fator que impulsiona o crescimento do mercado artesanal é a valorização do comércio local. Muitos consumidores preferem investir em produtos feitos por pequenos empreendedores, incentivando a economia da cidade e garantindo um chocolate fresquinho e de qualidade.

A montes-clarense Fabíola Ribeiro, desde criança, sempre foi muito apaixonada pela confeitaria. “Me arriscava em livrinhos de receitas de família… e assim fui me familiarizando com esse maravilhoso mundo da confeitaria”, diz. 
 
A Páscoa está aí. Como está a produção?
Hoje, uma das minhas maiores paixões é o chocolate! Minha produção de Páscoa se resume em ensinar mais e mais pessoas a empreender, sobressair cada vez mais. No ramo da confeitaria não existem limites… já que é sempre possível continuar crescendo e abraçar novidades, para estar sempre inovando.
 
Além dos ovos de Páscoa, você oferecerá outros produtos?
Ovos de colher, com uma variedade enorme de recheios simples e gourmet, caixinhas de brigadeiros, coelhinhos de chocolate, caixinhas de brownie temáticas, bombons decorados, pirulitos temáticos, barrinhas de chocolate com brigadeiros, entre outros. Ah, e além dos ovos, temos doces temáticos que a criançada ama! Pessoas que não podem consumir o chocolate e não querem ficar sem a sua lembrancinha da memória afetiva, é uma ótima escolha.
 
Você começou criando suas receitas. Conte um pouco sobre essa história.
Comecei como autodidata, mas sempre buscando, estudando e fazendo melhorias, pois temos que acompanhar a evolução do mercado. Hoje atuo no mercado como culinarista de três empresas renomadas no segmento, ministrando aulas presenciais em Lojas de Montes Claros e norte de Minas. Tenho uma cozinha culinária que ministro também cursos particulares presenciais para formação de confeiteiros. E assim, tenho muito orgulho de dizer que mais de 11.000 alunos passaram por mim e utilizam minhas receitas.
 
Unindo o útil ao agradável?
Exatamente. Me casei muito nova e logo me vi com dois filhos e algumas dificuldades para continuar trabalhando e dando a assistência necessária em casa. Como eu já vinha criando algumas receitas, me aprofundei primeiro nos bolos caseiros e pão de queijo, e assim comecei. As encomendas tomaram maiores proporções e vi a oportunidade de crescimento; começando com a confeitaria, sendo uma das minhas maiores paixões. 
 
De onde vêm suas inspirações?
Hoje temos um leque enorme para inspiração no mercado da confeitaria. Porém, quando comecei, havia poucas e entre elas a que mais me chamava a atenção era a Marta Balina, uma renomada na confeitaria temática. Marta era especialista em decoração de bolos artesanais. Começou a trabalhar quando era adolescente, na confeitaria de sua família. Publicou livros, vídeos didáticos e, em 1994, foi convidada a participar do Cozinha Maravilhosa da Ofélia (um programa de televisão brasileiro, apresentado pela saudosa culinarista Ofélia Ramos Anunciato) pela Rede Bandeirantes. 
 
Para quem deseja entrar nesse mercado e ter sucesso nas vendas, qual é a sua recomendação?
Para quem deseja entrar para o mercado da confeitaria, o meu conselho é: seja persistente e resiliente. Busque sempre melhorias por meio de cursos e muito estudo. Comece fazendo um projeto de trabalho. Temos que ficar sempre atentos, para identificar oportunidades no mercado de trabalho e a confeitaria lança novidades diariamente. Faça sempre o seu melhor, com amor ao seu trabalho. Levamos sabor e afeto; então faça com responsabilidade.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por