Oscar à vista

Cotados para entrar na briga pela estatueta estão chegando às telas

Paulo Henrique Silva
Publicado em 11/01/2019 às 06:32.Atualizado em 05/09/2021 às 15:58.

Foi dada a largada para as estreias de filmes que estarão (ou deverão estar, já que não foram anunciados ainda) presentes entre os indicados ao Oscar deste ano. A segunda semana de janeiro, geralmente depois da realização do Globo de Ouro, marca o início destes lançamentos, aproveitando o burburinho criado em cima das premiações.

“A Esposa”, “Assunto de Família” e “Homem-Aranha no Aranhaverso” estrearam ontem com boas possibilidades de terem os nomes citados na maior festa do cinema mundial.

O primeiro é praticamente certo entre candidatos a melhor atriz, após Glenn Close vencer o Globo de Ouro e estar indicada no BAFTA (Oscar inglês) e no Screen Actors Guild, realizado pelo Sindicato dos Atores.

Os prêmios oferecidos pelos sindicatos são uma das melhores balizas para saber quem está no páreo, pois os votantes são os mesmos do Oscar.

Neste sentido, a animação do Homem-Aranha já pode ser dada como figurinha certa. O principal prêmio dedicado à animação nos Estados Unidos é o Annie, que incluiu o filme na disputa com “Os Incríveis 2” e “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”.

No Globo de Ouro, ocorrido no último domingo, o herói da Marvel se deu melhor, surpreendendo os críticos que esperavam mais uma estatueta para a Disney/Pixar. Produzido pela Sony, “Homem-Aranha no Aranhaverso” mostra um jovem negro do Brooklyn na pele do aracnídeo, após a morte de Peter Parker.

Assinado pelo diretor japonês Hirosaku Kore-eda, “Assunto de Família” também vem badalado por sua carreira internacional. Além de ter concorrido no Globo de Ouro como melhor produção em língua estrangeira (perdeu para o mexicano “Roma”, de Alfonso Cua-rón), arrebatou a cobiçada Palma de Ouro no Festival de Cannes. Ele também aparece entre os indicados ao BAFTA, também na categoria de filme estrangeiro.

A briga com “Roma” não deverá ser fácil, embora, aos olhos dos acadêmicos de Hollywood, “Assunto de Família” pode ser mais palatável, agradando a um público maior. No National Board of Review (o prêmio da crítica americana), o japonês foi o grande vencedor.
 
O QUE VEM POR AÍ
Na próxima semana, será a vez de “O Peso do Passado”, protagonizado por Nicole Kidman, ganhar as telas brasileiras. Embora não apareça entre os cinco indicados do Screen Actors Guild, a “mãe” do Aquaman tem pequena chance, por conta da atuação elogiada neste policial e da indicação ao Globo de Ouro.

O dia 24 de janeiro promete: dois possíveis candidatos à categoria principal estrearão: “Green Book – O Guia” e “A Favorita”. O primeiro venceu o Globo de Ouro na categoria de melhor filme de comédia, roteiro e ator coadjuvante (Ma-hershala Ali) e o segundo valeu a Olivia Colman o prêmio de melhor atriz coadjuvante, na mesma cerimônia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por