Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Duas universitárias morreram na noite de quinta-feira, 30, vítima de acidente entre um ônibus e um caminhão na rodovia MG-401, trecho entre Janaúba e Verdelândia. A acadêmica de Direito Jovelina Maria da Silva, 2 anos, teve as pernas decepadas. Ela resistiu aos ferimentos e morreu. Aline Aparecida Lopes, 26 anos, estudante de Serviço Social, foi socorrida e morreu ao dar entrada no Hospital Regional de Janaúba. As duas estudavam na Favag - Faculdade Vale do Gorutuba, em Nova Porteirinha.
Ônibus que transportava estudantes de Jaíba bateu em caminhão
(fotos: Celso Andrade e Corpo de Bombeiros)
Essas universitárias e outros 38 estudantes estavam no ônibus placa BYD-9279, de Jaíba, que seguia de Janaúba para Jaíba. Por volta de 23h, a cerca 5 quilômetros do centro de Janaúba, próximo ao cemitério do bairro São Lucas, o ônibus, conduzido por Paulo Charley Lopes, 31 anos, colidiu na traseira do caminhão placa BNB-3608, de Januária, e que estava parado na pista.
O caminhão era conduzido por Vanderlei Alves Pimenta, 39 anos. De acordo com a Polícia Militar, o motorista do caminhão alegou que por falta de combustível teve que estacionou o veículo entre a pista e o acostamento. Ainda conforme a PM, o caminhoneiro teria sinalizado a pista e depois ficou na cabine, quando houve a batida do ônibus.
O ônibus teria saído da cidade de Nova Porteirinha por volta de 22h40. Conduzia estudantes da Favag, da Unimontes e do Colégio Sejan, ambos em Janaúba. Segundo o motorista Paulo Charley, o caminhão estava parado na pista sentido Janaúba/Jaíba, sem qualquer sinalização.
OS FERIDOS
Conforme relatório do Corpo de Bombeiros, 13 pessoas ficaram feridas. As estudantes Creuza Pereira Araújo, 28 anos, Elane Du Carmo Soares, 39 anos, e Freidiane Aparecida Teixeira, 20 anos, ficaram gravemente feridas.
Situação do interior do ônibus após o acidente que
causou a morte de duas estudantes
Os outros feridos, mais não gravemente, foram: Edivaldo Santos Júnior, 24 anos; Poliane de Oliveira Silva, 15 anos; Débora Cristina Santos, 20 anos; Weberson Danilo Rocha, 20 anos; Edem Berynner Collem Dias, 21 anos; Aline Maria dos Santos, 22 anos; Eliene Mendews da Silva, 22 anos; Maria Lúcia Assis, 34 anos; Renilda Alexandre Alves, 23 anos; e o motorista Paulo Charley Lopes.
LINHA FÉRREA
O ônibus que transportava estudantes de Jaíba fazia o trajeto de Janaúba a Montes Claros, com universitários, no período de 2002 a 2005. No início do ano passado foi vendido para um empresário de Jaíba que passou a explorar o transporte de estudantes até as faculdades e colégio de Janaúba.
No início deste ano, durante a travessia férrea, na cidade de Janaúba, o ônibus apresentou problemas mecânicos e ficou parado sobro os trilhos. Houve desespero, pois uma locomotiva da FCA – Ferrovia Centro Atlântica – aproximava-se. O problema foi resolvido a tempo.
OUTRA TRAGÉDIA
Doze meses atrás houve outra tragédia envolvendo ônibus com estudantes de Jaíba. Foi no dia 25 de setembro de 2005. O pneu do ônibus estourou e o veículo saiu da pista e bateu numa árvore. Três estudantes morreram e 40 ficaram feridos, uns com perda dos braços e outros com as pernas amputadas.
Esses estudantes viajavam num ônibus da prefeitura de Jaíba após prestarem o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – realizado em Janaúba. O acidente foi no início da noite do dia 25 de setembro do ano passado na MG-401, trecho entre Verdelândia e Jaíba, a cinco quilômetros da cidade de Jaíba.