Variedades

Olhar de estudante

Alunos da Escola Eloy Pereira expõe fotografias sobre o espaço escolar pós-pandemia em mostra que pode ser vista até o dia 17 de novembro

Adriana Queiroz
Publicado em 19/10/2022 às 23:07.

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Eloy Pereira, fundada em 1963, na Vila Guilhermina, região sul de Montes Claros, estão participando de uma exposição fotográfica no Museu Regional do Norte de Minas.  

Se trata do olhar dos estudantes para o espaço escolar e a retomada desse espaço depois do distanciamento da pandemia. A mostra é coordenada pela professora de artes Isabella Ramos, teve início na terça-feira (18) e pode ser vista até o dia 17 de novembro.

A professora conta que a proposta da exposição surgiu a partir dos estudos do grupo do projeto “Clube de fotografias do Eloy”. O projeto é assistido pelo Núcleo de Iniciação Científica na Educação Básica, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação.

“Nosso objeto é o espaço escolar e a forma como os próprios estudantes - que passam grande parte da vida nesse espaço formativo - o percebem, observam suas contradições, sua estética, as relações que se estabelecem ali e que se refletem naquele ambiente, sobretudo, após o período de afastamento e reocupação desse espaço com a pandemia”, diz.

Segundo ela, foi aí que surgiu a ideia da exposição fotográfica, para que os alunos pudessem compartilhar um pouco desse olhar de estudante, do que foi visto e discutido ao longo do ano. 

“O período escolar é muito marcante na vida de cada um de nós, pelas relações e aprendizados que firmamos. Todo o material fotográfico foi produzido pelos jovens. Esperamos que a comunidade aprecie o trabalho e também, que aqueles que visitem a exposição possam ampliar esse olhar através da conexão com suas próprias vivências escolares, que são sempre muito marcantes para todos nós”, diz.
 
PERSPECTIVA DE FUGA
A aluna Maria Fernanda Mendes Maia, de 16 anos, participa pela primeira vez de uma exposição. 

“A exposição tem como objetivo mostrar o nosso olhar em relação ao ambiente escolar. Foi muito gratificante participar desse projeto, já que ele mudou muito a minha percepção sobre a escola. Estão expostas três imagens criadas por mim, trabalhei muito na questão de perspectiva de fuga. Na questão da contextualiza-ção das imagens. Quero que as experiências de vida das pessoas que estão visitando a exposição as influenciem na interpretação da imagem, já que a escola é um ambiente onde passamos parte considerável de nossas vidas, mas apesar disso temos visões e experiências diferentes”, destaca.

Giovana Borges, de 16 anos, participa da exposição com quatro obras de sua autoria – três fotografias e um trabalho manual de colagem. Em uma de suas fotos, retrata nomes dos alunos escritos em um dos muros da escola. 

“O que alguns consideram como ato de vandalismo, eu percebo como uma forma dos alunos de se sentirem pertencentes àquele lugar, que dentro de si o que eles realmente buscam é deixarem sua marca para que possam ser lembrados, alguns podem até ser influenciados pelos nomes ali já marcados, mas, não acho que sejam atos tão levianos assim”, diz.

Giovana conta que postou algumas fotos tiradas por ela em redes sociais como Whatsapp e Instagram, mas nada tão grandioso quanto a exposição que participa.

“Tenho bastante afinidade com fotos que retratam a natureza, as formas de relevo, o céu e tudo aquilo que não é diretamente transformado pelo homem, definitivamente a paisagem natural é minha modelo preferida”, diz. 

Karine Dias é historiadora do Museu Regional. Ela acredita que a exposição “Olhar de Estudante”, mostra a perfeita sintonia que deve ser o caminhar entre escolas e museus. 

“Juntos construirão experiências de aprendizagem mais significativas para dar vida aos conteúdos trabalhados em sala de aula, através de visitas mediadas com os professores, e realização de exposição dos trabalhos produzidos ao longo do ano. São os estudantes como os agentes culturais da criatividade, e que envolvem toda comunidade local”, afirma.
 
SERVIÇO
Exposição Olhar de Estudante
Museu Regional do Norte de Minas – Rua Cel. Celestino, 75 centro
Período de visitação: (gratuita, classificação livre
Data: até o dia 17 de novembro - Participam da mostra os alunos Anajú de Souza, Davi Rocha, Giovana Borges, Gui Durães, Isaque Santos, Lucas Nascimento, Mafe Mendes, Malú Araújo, Monike Rodrigues e May

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por