
Curtir o Carnaval como manda o figurino exige mais do que uma indumentária perfeita, make caprichada e agenda bem programada para bloquinho nenhum ficar de fora. Uma dieta equilibrada, privilegiando alimentos naturais, saladas, sucos e frutas, é capaz não só de manter a energia durante a Festa de Momo, bem como ajudar na recuperação pós-folia.
Nada de recorrer às fast-foods, por exemplo. Cheios de conservantes, gorduras e açúcar, alimentos como cachorro-quente, hambúrguer e pizza podem até saciar a fome na hora, mas pesarão no estômago, causando indisposição e prejudicando o andamento da festa. A dica da nutricionista Raphaella Cordeiro é apostar num cardápio variado.
“Uma refeição com todos os grupos alimentares – legumes, carboidratos e uma proteína – é muito mais nutritiva, leve e satisfatória. Para levar na bolsa, recomendo água, sementes oleaginosas, frutas secas e frescas, biscoitos integrais e bebidas isotônicas, como água de coco e Gatorade”, ensina a profissional, especialista em nutrição clínica e esportiva.
Ela reforça que a medida ideal para compensar os exageros comuns nos cinco dias de folia, evitando desajustes no organismo, são dois copos de água para cada um de bebida alcoólica ingerida. Além de evitar desidratação, ainda previne a ressaca.
SHOT DA IMUNIDADE
Chef funcional, Carolina Fadel ensina um truque para antes mesmo de vestir a fantasia e sair de casa. Experimente tomar um shot ainda pela manhã. Na receita, água, limão espremido, um pouquinho de gengibre ralado e de cúrcuma.
“Em jejum, ajuda bastante a fortalecer o sistema imunológico, 50 ml são suficientes”, detalha a cozinheira.
Quem gosta de fazer um pit-stop em casa entre um bloco e outro também pode se reabastecer com suco verde. Misturados com água de coco, ingredientes como couve, hortelã, gengibre e laranja ajudam a hidratar o corpo e preparar o fígado para a maratona de festas. Dá para incluir na receita maçã e abacaxi.
Acrescentar proteína nas refeições dos próximos dias também fará toda a diferença para manter o pique no Carnaval, reforça Carolina Fadel.
Um ovo cozido ou mexido pela manhã, por exemplo, é capaz de proporcionar energia para o dia todo.
Para levar na pochete, a sugestão da chef são as barrinhas de proteína ou de frutas à base de tâmara. Atenção às de cereais, que costumam ter mais açúcar que o recomendado.