“Amo-te muito”

Músico André Wanzeler Rosa é um dos convidados do projeto em homenagem a João Chaves

Adriana Queiroz
Publicado em 09/02/2023 às 00:50.
“Está sendo uma grande honra”, celebra André Wanzeler, que mora em MOC há quase 25 anos (JANDERSON SANTOS/DIVULGAÇÃO)
“Está sendo uma grande honra”, celebra André Wanzeler, que mora em MOC há quase 25 anos (JANDERSON SANTOS/DIVULGAÇÃO)

André Wanzeler Rosa, 36 anos, é um dos convidados para participar do projeto audiovisual “Concerto de Outono para João Chaves”, que divulga ainda mais a vida e obra do compositor, poeta e músico montes-clarense João Chaves. A exibição acontecerá em maio deste ano.

Wanzeler nasceu em Vitoria-ES e mora em Montes Claros há quase 25 anos. É formado pela faculdade Unincor em Licenciatura em Música com habilitação no instrumento bateria.

É professor de bateria no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (Celf) desde 2013 e percussionista da Orquestra Sinfônica de Montes Claros (OSMC). Wanzeler já acompanhou vários nomes da música como: Fernandinho, Davi Sacer, Marquinhos Gomes, Luís Arcanjo, Soraya Moraes, Yuri Popof, Josué Lopes, dentre outros. É palestrante (workshop de música), dá mentoria para grupos e bandas, trabalha em estúdio como produtor musical e arranjador vocal.

“Meu interesse pela música surgiu na igreja. Desde bebê na igreja acompanhando meus pais quase todos os dias nos cultos, e, vendo os músicos tocar, surgiu uma vontade enorme por estar tocando também. E tudo começou pela bateria”, conta.

Sobre a participação no “Concerto de Outono para João Chaves”, o músico diz que o primeiro convite foi feito pela maestrina Maria Lúcia Avelar, depois de todo o contato ter sido feito pela neta de João Chaves, a produtora cultural Berenice Chaves. Já o primeiro contato com a música “Amo-te muito”, foi tocando com a orquestra, como percussionista.

Agora, em vez da percussão, Wanzeler vai cantar a famosa canção da seresta mineira, quiçá brasileira, a centenária “Amo-te Muito”, do poeta e compositor montes-clarense, que já foi interpretada pela saudosa Nara Leão em 1974.

Conta-se também que JK, um amante das Serestas e serenatas, tinha paixão pela música Amo-te Muito. Em seu velório, na catedral de Brasília, um dos amigos que ali estavam , começou a canta-la por saber da predileção de JK e as centenas de pessoas em volta abriram o canto em homenagem a ele, antes do sepultamento(livro “Eterna Lembrança. CHAVES, Amelina).

“Minha participação cantando essa linda canção que está sendo uma grande honra pra mim, foi muito interessante, pois ao escutar o arranjo, juntamente com a seresta, achei que minha voz não seria compatível ao arranjo e ao estilo, pois sou um cantor de música cristã e no estilo mais pop rock. Enviei para Berenice e ela me disse que gostou muito e que essa diversidade de estilos que ficou legal. Fiquei feliz demais e também gostei muito do resultado”, revela.

Há mais de 20 anos trabalhando com música, Wanzeler diz que não é uma trajetória tão fácil, faz muita coisa e produz na “raça” por, às vezes, não ter incentivo.

“Mas quem está nesse “barco” faz por amor mesmo e não quer fazer nada, além disso, (risos). A música do nosso país, a meu ver é a mais bela, mas pouco incentivada e pouco valorizada. Mas seguimos fazendo o nosso melhor, com muita dedicação e zelo”, diz.
 
EXPECTATIVA PARA A ESTREIA
Para a estreia do filme, a expectativa é grandiosa e grande a responsabilidade por gravar e interpretar a canção, que com e certeza ecoará por muitas gerações. Para ele, a seresta é de uma riqueza tamanha.

“Quando a gente escuta todas essas vozes, alcançados com os instrumentos dá uma sensação tão boa. Leva-nos a um momento tão importante em nossa história cultural, musical, enfim, uma tão rica”, diz. 

Em conversa com a produtora do audiovisual, Berenice Chaves, ela disse que a voz do André Wanzeler combina com a música, que fica clara sua intenção em diversificar os estilos musicais apresentados no audiovisual. “Amo-te Muito” que vem atravessando décadas, virando o século XIX para XX, continuar sendo gravada e encantando as pessoas. Nessa versão, a modernidade dos arranjos e harmonia levou a voz do André a dar o toque diferente e necessário para a mistura desejada”, diz.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por