Montes Claros recebe o Circuito Gastronômico “Nordiminas”, lançado em 26 de agosto pela Abrasel Norte de Minas (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). O evento reúne bares e restaurantes da região para destacar a culinária local e valorizar a identidade regional por meio de pratos que unem sabor e tradição.
Até o dia 21 de setembro, 12 estabelecimentos, nove em Montes Claros e um em Serranópolis de Minas, apresentam criações exclusivas, inspiradas nas riquezas culturais e na diversidade de ingredientes do território norte-mineiro. Para participar, não há segredo: basta escolher um dos restaurantes, solicitar o prato do circuito e mergulhar nessa experiência gastronômica em clima leve, acolhedor e descontraído.
“Quando tivemos a ideia de participar do circuito, recebemos o desafio de conciliar a culinária oriental japonesa com os ingredientes geraizeiros”, explicou Patrick Lucas Ferreira, presidente da Abrasel Norte de Minas. “Eu sempre gostei de fazer essas misturas. Pegamos um prato que já tínhamos lançado recentemente e incrementamos com castanha de baru, mel da flor de aroeira e queijo coalho artesanal da região. Ficou muito bom e, modéstia à parte, uma explosão de sabores. Pensamos também na harmonização, avaliando os ingredientes disponíveis na cidade nesta época do ano, já que alguns são sazonais. A castanha do baru trouxe sabor e crocância, o mel de aroeira acrescentou o contraste agridoce com o queijo coalho e o salmão. Foi uma combinação que casou muito bem e ficou perfeita”.
“Esse circuito gastronômico nasceu com a proposta de criar um movimento capaz de valorizar nossa culinária e fortalecer o setor”, destacou Patrick Lucas Ferreira. “Estamos em uma nova fase da Abrasel, com um conselho recém-empossado, e sentimos a necessidade de movimentar o mercado, principalmente nesta época do ano, em que historicamente há uma queda no faturamento. A ideia surgiu dos próprios associados, que enxergaram nesse festival uma oportunidade de destacar a gastronomia local, a cultura geraizeira e, ao mesmo tempo, fomentar os negócios dos colegas. Nosso objetivo é justamente esse: aumentar o faturamento, valorizar a economia e mostrar a força dos ingredientes da nossa terra”.
Em Montes Claros, os pratos em destaque são: Sushi Jyo das Gerais (Ohashi Sushi Gastrobar), Pequiroa (Mapa de Minas), Carpaccio artesanal (Bottega Coppola), Vó Dalva (Bistrô Casa de Vó), Creme de queijo (Ashby Choperia), Milagre de Agosto (Venda do Fred), Durães (Sanchos), Pernil à pururuca (Comida de Minas), Salmão do Cerrado (Poke Moc), Bolinho de Feijoada (Nostalgia Casa Bar) e Frutas Furiosas (Capitão Bull). Também integra o circuito o Frango Brutiá, do Rancho Jatobá, em Serranópolis de Minas, uma releitura da tradição culinária da comunidade quilombola.
O Circuito Gastronômico "Nordiminas" é patrocinado pelo Sicoob Credimontes e Astro Food Service, com apoio da Prefeitura de Montes Claros, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e distribuidoras Nova Cintra e Cervantes Ambev.