Janaina Gonçalves
Repórter
![]() "Pesquiso tendências e posto o que percebo que agradará mais às minhas seguidoras." -Camila Ribeiro |
Foram três anos de clicks, postagens e comentários e que rendeu à montesclarense em pouco mais de um ano, um milhão e vinte mil seguidores. Da vida dedicada ao comércio para redes sociais. Hoje, Camila Ribeiro, de 40 anos e relações públicas, é Digital Influencer, termo inglês que significa influenciador digital e que trabalha basicamente com redes sociais. Além das páginas, administra redes sociais de um hospital e de uma empresa da cidade. Camila conta que se dedica sozinha à rede social.
- Pesquiso tendências e posto o que percebo que agradará mais às minhas seguidoras. Muitas vezes, as pessoas acham que é apenas postar a foto e pronto, mas não veem o que ocorre por trás disso. Tudo é baseado em minhas pesquisas diárias e leituras constantes sobre moda e o universo feminino. Não é fácil - ressalta.
COMEÇO
No início ela relata que a família não entendia muito bem por que ficava muito tempo com o celular na mão, olhando, checando, respondendo mensagens.
- O celular, na verdade é o meu instrumento de trabalho. Hoje eles entendem mais e até me apoiam e quando estou com eles também evito o uso do celular. Acho que eles ficam um pouco assustados e orgulhosos com isso. O meu filho, de oito anos, por exemplo, sempre fala: mãe você tem muitos seguidores. Ele também tem jeito com as redes sociais, já tem até canal no YouTube.
Como digital influencer ela já tem vários planos e um deles é ampliar as parcerias.
- Estou com um novo projeto, criei mais um Instagram, o @closetvestidoca. Nele vou postar o meu closet que está em fase final e depois os meus looks diários e que já está com quase cinco mil seguidores.
AVALIAÇÃO
A consultora de carreira e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Tânia de Miranda avalia que é um perfil que veio para agregar a nova geração. Segundo a consultora, 52% dos brasileiros utilizam a internet e tem um índice altíssimo de influenciados digitais, que são pessoas que normalmente têm uma formação acadêmica ou intelectual que por meio dos seus pensamentos, ideias e depoimentos ajudam a vida das pessoas. Normalmente, segundo Tânia, são pessoas com idades entre 18 e 35 anos, que buscam realização de sonhos, a maioria mulheres.
- Os assuntos mais procurados são de noivas e festas temáticas.
Para a especialista, os meios de comunicação virtuais são importantíssimos e têm tido um papel importante na educação digital das pessoas.
- Os aplicativos, blogs, dentre outros recursos que existem na internet, podem, sim, favorecer para que as pessoas melhorem não só a sua vida profissional, mas seu lazer, seu lado social, seu planejamento financeiro e outras atividades.
Mas para que isso ocorra, os estudos devem ser um processo sempre aliado à internet, para que todos tenham a oportunidade chegar ao sucesso ou até mesmo ter condições de aprimorar as suas capacidades no maketing digital.
- Sendo as pessoas públicas ou não, elas têm que entender que é necessário produzir conteúdos de relevância e que sejam interessantes e de interesse global, que sejam no intuito de atender à demanda na internet ou fora dela - acrescenta.
E para quem deseja seguir este caminho, Camila dá a dica.
- O segredo para ter sucesso não só nessa área, mas em tudo na vida, se chama dedicação. Dedicar, estudar e esforçar. São esses três pilares que levam ao sucesso.