Na noite da última terça-feira (21), os 22 participantes da 17ª edição do concurso gastronômico Comida di Buteco (CdB) se reuniram em Montes Claros. O Bendita Espetaria destacou-se com seu prato de nome curioso, “O buraco é mais embaixo” – ossobuco cozido servido com mandioca ao molho pesto de coentro e farofa de banana com bacon – e foi coroado como o campeão de 2024. O vencedor de Montes Claros representará a cidade no concurso nacional, que será realizado em julho.
Foram 24 dias para visitar, experimentar e votar nos petiscos concorrentes. O título de melhor boteco da cidade é a somatória de quatro quesitos: melhor petisco, melhor atendimento, melhor higiene do bar e melhor temperatura da bebida.
Estreante no concurso, o segundo lugar ficou com o São Bento Espetaria com o prato “Croqueta de abóbora ao molho lambão” (bolinho de abóbora crocante recheado com carne seca e queijo minas). Já o terceiro lugar ficou com a Cantina da Paty com o prato “Farofa de mamãe” (Farofa de carne de boi com especiarias em uma caminha de couve, acompanhada de pimentas).
“Esse ano conquistamos o título de melhor boteco pela segunda vez e é uma alegria participar do concurso e levar o prêmio. O que mais nos motiva são os nossos clientes, patrocinadores que nos impulsionam a mostrar um resultado desse nosso trabalho, o qual é a premiação e hoje somos primeiro lugar”, conta Frederico Guilherme, proprietário do Bendita Espetaria.
Ele ainda conta que o prato “O buraco é mais embaixo” é um prato todo caseiro, uma receita que já era servida no restaurante e surgiu a ideia de servir com a mandioca e incrementar com saborosos complementos “Estamos abertos para receber novos clientes e o que mais está saindo é o prato campeão. Agora vamos nos preparar para receber uma equipe de São Paulo em nosso bar e o coração está a mil para a fase nacional em São Paulo onde representaremos nossa cidade”, completa.
“A festa foi linda e incrível com a energia que Montes Claros demonstrou durante todo o concurso, com a força e união de todos os participantes. 2023 foi o melhor ano da edição do Comida di Buteco e 2024 superou mais uma vez com resultados incríveis, com mais de 1 milhão e 200 mil votos, se tratando de números nacionais e superando o ano passado”, explica Isadora Salazar, coordenadora do Comida di Buteco em Minas Gerais.
“Já estamos pensando para 2025 os 25 anos do Comida di Buteco onde vai vir uma edição muito especial com muita celebração. Já estamos no momento de pensar em como será o próximo ano. Os bares que tiverem interesse em participar, esse é o momento e temos uma equipe na cidade para fazer a captação de novos bares”, completa a coordenadora.
VARIEDADE
A analista de marketing Patricia Sotelly e o médico veterinário Daniel Kenedy estiveram presentes na noite da premiação e visitaram durante o concurso todos os bares participantes. “Passamos pelos 22 bares e experimentos os pratos concorrentes para poder ter propriedade para falar de cada um deles. Participamos todos os anos e para nós esse foi o mais concorrido pela variedade de pratos e sabores”, relata Patrícia.