POR NAIRLAN CLAYTON BARBOSA
Um novo prazo para os trabalhadores que não conseguiram sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 tem início nesta quinta-feira (28). O período de saque será de um mês e termina no dia 31 de agosto, segundo informou o Ministério do Trabalho.
O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Em Montes Claros, alguns trabalhadores aguardam o prazo para sacar o benefício, que não foi conseguido no tempo marcado. É o caso do auxiliar de serviços gerais, Ednardo Botelho, 26 anos, que trabalhou em um lava jato no bairro esplanada. Ele diz que a empresa não enviou os documentos da RAIS no prazo correto e ele ficou sem pegar o abono no final do ano passado.
- Na data em que eu teria que receber, que seria em novembro, a empresa não enviou os dados da forma correta e eu tive que aguardar. Agora, os documentos já foram enviados e estou aguardando ansioso pra pegar meu salário que tenho direito – diz Ednardo.
E para quê ele vai usar o benefício? A resposta parece bem óbvia.
- Pagar as contas, né. Com essa crise que está no país, eu fiquei sem emprego. Então todo dinheirinho que entra já ajuda a saldar as dívidas. Espero que possa ajudar nas coisas lá em casa – finaliza.
Para ter direito ao abono salarial de 2015, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014; ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014; ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.
COMO SACAR O PIS/PASEP
Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.
As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.