A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte e o estupro de Rayane Aparecida Cândida, de 09 anos, em Buenópolis, na região Central do Estado. Ela foi encontrada morta na quinta-feira (02) e desapareceu na manhã do dia anterior, quando saiu para pegar uma van que a levaria até a escola. Segundo a família, ela percorria sozinha o caminho de um quilômetro, em uma região pouco movimentada e de difícil acesso.
O corpo da criança foi encontrado em uma estrada próxima à Fazenda Bom Jardim, na zona rural da cidade. Ela estava com sinais de violência sexual e física. Além de uma perfuração no estômago, ela foi encontrada sem o coração. O corpo foi examinado no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte e material genético foi coletado. O laudo com as causas da morte deverá ficar pronto em 30 dias.
A Polícia Civil identificou Jairo Lopes, 42 anos, como o principal suspeito do crime. Ele era vizinho da vítima, vivia na cidade há cerca de dois meses e usava nome falso. O suspeito tem uma tatuagem no peito do lado esquerdo e outra no braço direito. Jairo era foragido da Justiça e respondia pelo crime de homicídio, estupro e roubo. O corpo foi enterrado no cemitério de Buenópolis.
INVESTIGAÇÃO
O delegado Vitor Amaro Beduschi afirmou nesta sexta-feira (03) que está próximo de concluir o inquérito sobre a morte da menina e diz que a investigação segue a linha de crime passional, devido às condições em que o corpo foi encontrado.
- Nós não temos elementos que indicam a prática de magia negra. Nem o suspeito, nem a região possuem esse histórico. O corpo tinha marcas que nos levam a crer que ele alimentava alguma paixão por ela. Estas marcas são características da psicopatia, quando houve a rejeição - explica o delegado.
Beduschi disse ainda que o fato de o suspeito ter procurado a família dias antes do crime, é outro indício da paixão dele por ela. A Polícia Civil ainda aguarda o resultado final da perícia para pedir a prisão preventiva do suspeito Jairo Lopes.
De acordo com o delegado, o suspeito possui passagens por homicídio, uma tentativa de homicídio, um estupro, dois roubos e uma apropriação indébita.
- Sem dúvida, ele é extremamente perigoso. Ele tem estes crimes e fugiu da cadeia durante uma saída temporária do Dia das Mães. Equipes das polícias Civil e Militar continuam as buscas para encontrar Jairo Lopes. Ele fugiu ao perceber a movimentação policial na quinta-feira, após o corpo da menina ser encontrado.