cultura

Mazzaropi marca retorno de cineclube a Montes Claros

Projeto “CineMaracas” volta à ativa após hiato no bairro Maracanã; entrada é gratuita

Adriana Queiroz
Publicado em 08/03/2023 às 20:46.
Obra do artista cômico Mazzaropi, famoso por reinventar e popularizar a imagem do “Jeca” no Brasil, será exibida no retorno do projeto do Maracanã (Divulgação)

Obra do artista cômico Mazzaropi, famoso por reinventar e popularizar a imagem do “Jeca” no Brasil, será exibida no retorno do projeto do Maracanã (Divulgação)

Moradores do bairro Maracanã e entorno terão nova opção cultural a partir desta quinta-feira (9). Após um período de paralisação das atividades, o projeto CineMaracas retoma programação cinematográfica diversificada.

Idealizado pela professora e jornalista Márcia Braga, o evento ocorre na sede da Associação dos Moradores do bairro, na Praça Beato Coll. As sessões são gratuitas e abertas a todos. 

O CineMaracas exibirá a mostra “Mazzaropi e a reinvenção do caipira”, uma seleção de filmes de Amácio Mazzaropi (1912-1981), um dos principais artistas da história do cinema brasileiro. Na oportunidade, os espectadores terão a chance de matar as saudades e se divertir com o caipira mais famoso do país. 

Um dos maiores cômicos do Brasil, Mazzaropi nasceu em São Paulo (SP) sendo considerado o homem que reinventou o caipira e o cineasta das plateias. Seus filmes, artesanais e populares, lotavam as salas de cinema. Artista multimídia, atuou em circos, rádio, teatro, indústria fonográfica, televisão e cinema. Escrevia, dirigia e produzia os próprios filmes. Chegou a produzir 32 longas metragens, a maioria de forma independente. Acusado de reacionário e de fazer humor pastelão, Mazzaropi, no entanto, ajudou a consolidar o cinema nacional.  

ACESSIBILIDADE
A professora e jornalista Márcia Braga, idealizadora e coordenadora do projeto, conta que o CineMaracas, que estreou em março de 2022, foi desenvolvido por para a Associação de Moradores do Maracanã, onde ela reside.

“O objetivo é criar espaços de discussão de temas importantes, regionais, nacionais e internacionais, já que nós, cineclubistas, acreditamos no cinema como fenômeno social e nos cineclubes como espaços de resistência”, revela.

Para a professora, esses espaços também são de reencontro muito importantes, principalmente porque o cinema hoje é capaz de discutir qualquer assunto. “E é importante democratizar o acesso das pessoas, que muitas vezes não têm contato com produções fora do circuito comercial. É muito bom ver pessoas reunidas discutindo temas como negritude, situação dos povos originários e outros, depois de dois anos de isolamento”.   

Confira a programação

  • 09/03 - “Jeca Tatu” – 1959 – 95minutos. Um caipira simples que vê suas terras ameaçadas por um latifundiário.
  • 16/03 – “Tristeza do Jeca” – 1961 – 1hora e 35minutos. Um caipira se envolve em política quando dois candidatos resolvem disputar a prefeitura local.
  • 23/03 - “O Jeca e a Freira” – 1967 – 102minutos. Numa fazenda do século 19 um senhor de terras se encarrega da educação da filha de um trabalhador.
  • 30/03 - “Jeca e seu filho preto” – 1978 – 104minuto

 
SERVIÇO
CineMaracas
Onde: Sede da Associação dos Moradores do Bairro Maracanã, Praça Beato Coll, 107
Horário: 19h
Entrada gratuita

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por