Fotos: Wilson Medeiros![]() |
No domingo (21), no encerramento das Festas de Agosto de Montes Claros, foi realizado o tradicional Encontro Mineiro de Ternos de Congado. O evento, realizado na sede da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, reuniu grupos da cidade e também do município de Bocaiúva.
José Geraldo Leite, ou Mestre Piau, da Congada do Divino Espírito Santo de Bocaiuva, falou que o encontro é importante porque dá a oportunidade de conhecer outras pessoas dos congados da região. Mestre Piau relata que começou a desfilar aos sete anos de idade e que, no ano que vem, completará 50 anos de congado.
Para Lucélia Pereira, ou Mestra Lucélia, do Grupo de Catopês de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Bocaiúva, já são 16 anos de grupo, que era regido por seu pai, João do Lino Mar, falecido em 2004.
- A importância [do Encontro] é o ato da devoção, reunindo e unindo a nossa fé - destacou.
O Encontro de Ternos de Congado contou, como não poderia deixar de ser, com muita música e dança. Muitos presentes homenagearam, com fotos nas camisas, o Mestre Expedito e o Mestre Tone Cachoeira, que faleceram neste ano, depois de décadas fazendo parte das Festas de Agosto de Montes Claros. João Pimenta dos Santos, ou Mestre Zanza, chefe do 1º grupo de Catopês de Nossa do Rosário e presidente da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, lembrou também dos ausentes.
- Os amigos mais amigos que eu tinha eram eles. Fazem muita falta.