A mudança do pagamento do documento de arrecadação de impostos estaduais (DAE), obrigatório para quem quer tirar carteira ou transferir um veículo, que antes era manual e agora só poderá ser efetuado via Internet, não agradou aos trabalhadores do setor.
Renato Despachante afirma que esta mudança só prejudica o bolso do consumidor, pois a maioria ainda não tem acesso a Internet e terá que pagar pelos serviços de um profissional para concluir os pagamentos.
- Esta mudança além de dificultar a vida dos clientes que não tem acesso a Internet, também dificultará a parte financeira, pois, o cliente que precisar tirar carteira ou transferir um veículo terá que pagar pelos serviços de um despachante, diferente de como era antes, quando as guias de pagamentos eram compradas em papelarias ou distribuídas no Detran – afirma Renato Despachante.
A delegada de trânsito, Maria de Lourdes Narciso Durães Azevedo, informou que está foi uma determinação que infelizmente não será possível mudar.
- Com a informatização é necessária uma readaptação que garantirá também aos clientes maior segurança contra fraudes – disse Narciso.