Recorde em prol do verde

Maior plantio intermunicipal simultâneo de MG terá 30 mil mudas

Árvores serão plantadas pelas mãos de 39 mil crianças

Larissa Durães
22/11/2022 às 22:44.
Atualizado em 22/11/2022 às 22:45
Participam crianças de 32 municípios envolvidos no Programa de Educação Ambiental Outro Norte. (AMIR PEREIRA GANDRA)

Participam crianças de 32 municípios envolvidos no Programa de Educação Ambiental Outro Norte. (AMIR PEREIRA GANDRA)

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) irá realizar, na próxima sexta-feira (25), o maior plantio intermunicipal simultâneo de mudasda história do Estado.

Serão plantadas, simultaneamente, cerca de 30 mil mudas de árvores pelas mãos das 39 mil crianças dos 32 municípios envolvidos no Programa de Educação Ambiental Outro Norte, que foi desenvolvido no âmbito do Projeto Norte de Minas Sem Lixões.  

Em Lontra, a secretária de Meio Ambiente de Lontra, Jaceane Mendes Andrade, informa serão plantadas 300 mudas, envolvendo 800 alunos, entre sete e 15 anos, que aguardam o plantio com entusiasmo. 

“Já estamos levando-os no viveiro da cidade para terem o primeiro contato. Além do entusiasmo no local, os pais dizem que os filhos não param de falar sobre o grande evento”, conta Jaceane.  

“Reservamos dois locais na cidade, a praça da igreja e uma praça perto da escola, a expectativa é imensa”, destaca. 

Para o prefeito de Francisco Dumont e também presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, é lindo ver tantas crianças empolgadas, participando e ajudando o meio ambiente.  

“Que essa ideia se multiplique cada vez mais para várias cidades de todo país”, deseja. 

A secretária de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Joaquim Felício, Alessandra Karine Pereira de Amorim, diz que a importância desse projeto para a região será um incentivo para mobilizar a população em prol da revitalização dos ecossistemas, “contribuindo para o combate ao aquecimento global, a redução da erosão e a degradação do solo, e favorecendo um ambiente com ar mais limpo e fresco”. 

“Além disso, os mais jovens poderão vivenciar os benefícios dessa ação e serão estimulados a adotarem prática semelhante”, ressalta a secretária. 

Ambiente sustentável

O momento do plantio, será chamado de “Hora Verde”, e acontecerá dentro do Programa de Educação Ambiental Outro Norte. 

O objetivo é chamar a atenção para o valor da sustentabilidade e para a importância das áreas verdes urbanas, assim como despertar a coparticipação comunitária na gestão ambiental para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população. 

O Programa Outro Norte já está promovendo, neste segundo semestre, gincana de recicláveis nas escolas, tendo como foco o incentivo nos processos de mudança cultural por meio de ações simples, como separação de resíduos, envolvendo mais de 30 mil alunos do Norte de Minas, dando continuidade no plantio coletivo e simultâneo de mudas de árvores nos municípios consorciados, que será feito pelas próprias crianças dos respectivos municípios na sexta-feira.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por