Em seu primeiro discurso como presidente reeleito, Luiz Inácio Lula da Silva disse que irá priorizar o diálogo com a oposição e com todos os governadores eleitos do país. Lula afirmou, ainda, que sua primeira medida no segundo mandato será articular a aprovação da reforma política, que prevê, entre outros pontos, a fidelidade partidária.
- Os partidos políticos precisam se fortalecer e, por isso vamos discutir, logo no começo do mandato, a reforma política que o Brasil tanto precisa.
Lula faz em São Paulo seu primeiro discurso como presidente reeleito até 2010
(foto: Eduardo Knapp/Folha Imagem)
Lula foi reeleito neste domingo com 60,8% dos votos válidos, segundo apuração parcial divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral às 21h40. Com 99,7% das urnas apuradas, Lula contabilizava 58,2 milhões de votos, enquanto o tucano Geraldo Alckmin tinha 37,5 milhões de votos. Foi a maior votação da história do país.
Ex-torneiro mecânico e primeiro líder de um partido de esquerda eleito presidente, Lula consegue igualar a façanha de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 1998, o tucano chegou ao segundo mandato consecutivo --foi o primeiro presidente a se beneficiar da reeleição no Brasil. Ao contrário de Lula, FHC conseguiu a reeleição já primeiro turno, com 53,06% dos votos válidos - escolhido por quase 36 milhões de eleitores.