O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem à noite, ao comentar pela primeira vez o desempenho do PT no primeiro turno das eleições municipais, que “a alternância de poder é a beleza da democracia” e afirmou que “quem ganhou agora pode perder em 2018, em 2022”.
O líder petista deu uma rápida entrevista depois de participar da abertura de um seminário internacional de sindicalistas e trabalhadores da indústria. Questionado sobre a diminuição no número de prefeituras administradas pelo PT, Lula respondeu.
- Em uma eleição você cresce e na outra você cai, em uma ganha, em outra perde. Democracia é isso. Se estivesse escrito que o PT não podia perder nunca, eu não ia criar um partido político. É uma disputa.
Lula disse ainda que “a direita conservadora deu um golpe parlamentar porque decidiu que a presidente reeleita (Dilma Rousseff) não devia continuar a governar” e fez várias críticas ao governo de Michel Temer. Citou em particular a reforma da Previdência e a proposta de emenda constitucional que fixa um teto para gastos federais.
- Se a PEC for aprovada, vão congelar investimentos em saúde e educação por 20 anos - alertou o líder petista.