Redigir cartas rende prêmio

Inscrições para concurso internacional de cartas terminam no próximo sábado

Agência Brasil
22/03/2022 às 00:35.
Atualizado em 22/03/2022 às 09:37
 (cottonbro/Pexels/divulgação)

(cottonbro/Pexels/divulgação)

Estão abertas as inscrições para o 51º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido pela União Postal Universal (UPU), agência das Organizações das Nações Unidas (ONU), sediada em Berna, na Suíça. O registro segue até 25 de março. 

O evento tem como objetivo estimular a criatividade e o aprimoramento de conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. O tema da redação deste ano é “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”.

Estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país devem enviar as redações aos Correios, por meio de suas instituições de ensino.

No Brasil, o concurso é realizado pelos Correios e tem três fases: escolar, estadual e nacional. Na primeira fase, as escolas (tanto públicas quanto privadas) selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas.

Na fase estadual, será premiada a primeira colocada de cada estado. Na etapa nacional, serão premiadas as três redações mais bem classificadas, e a primeira melhor delas representará o Brasil na fase internacional.

As redações deverão ser cartas argumentativas, recentes e inéditas, com, no máximo, 800 palavras. E devem estar alinhadas ao padrão internacional de redação de cartas, com data, fórmulas de cortesia e de saudações e assinatura.

Os vencedores do concurso receberão troféus, além de prêmios em dinheiro e certificados. A premiação para a escola e os alunos vencedores na colocação nacional é de até R$ 10,5 mil e até R$ 10 mil, respectivamente, além de outros valores para os primeiros colocados na fase estadual. Alunos com até 15 anos, 11 meses e 29 dias completados até 5 de maio deste ano (data da inscrição na fase internacional) podem participar.

Na disputa internacional, o Brasil já ganhou três medalhas de ouro (1972/1988/2006), duas outras medalhas de prata (1978/1980), duas de bronze (1992/2015) e recebeu ainda menções honrosas em 2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2021. Na classificação internacional, o Brasil só é superado pela China (com cinco medalhas de ouro).

Outrass informações sobre o regulamento podem ser encontradas no site dos Correios.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por