Logotipo O Norte
Terça-Feira,23 de Setembro

Horário de verão começa dia 5 de novembro em dez estados do Brasil

Jornal O Norte
Publicado em 16/10/2006 às 17:26.Atualizado em 15/11/2021 às 08:42.

Os relógios de inúmeros computadores de escritórios e residências de todo o país amanheceram ontem, domingo, com uma hora adiantada. Acontece que muitos deles estavam configurados para atualizar automaticamente com o horário brasileiro de verão.



Mas, em virtude da realização do segundo turno das eleições, este ano, o horário de verão vai começar um pouco mais tarde. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora no dia 5 de novembro em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. A medida vai durar até o dia 25 de fevereiro do ano que vem.



O objetivo do horário de verão é reduzir a demanda máxima no horário em que o sistema elétrico é mais utilizado. Segundo nota do Ministério das Minas e Energia, o aumento de consumo nessa época é resultado, sobretudo, do incremento da produção industrial, face às encomendas de Natal, e ao aumento da temperatura com a chegada do verão.



O governo avalia que a medida dá maior segurança e confiabilidade ao sistema nos horários de pico. Na região Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é uma redução no consumo de 1560 MW, o que equivale a duas vezes ao consumo máximo de Brasília. Já na região Sul, a economia estimada é de 530 MW, o que equivale à 80% da carga no horário de pico de Porto Alegre.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por