O Halloween, ou “Dia Das Bruxas”, comemorado em 31 de outubro, data de mais de 3 mil anos e sua origem é atribuída aos povos celtas. Com a colonização da América, a cultura da celebração foi introduzida pelos Irlandeses especialmente nos Estados Unidos. Lá, as casas e as ruas ficam decoradas com bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas, abóboras com vela acesa dentro, entre outras. Tradicionalmente, as crianças batem à porta das casas pedindo doces e prometem travessuras, caso sejam negados. Daí a tradicional expressão” Doces ou Travessuras?”.
A cada ano a celebração ganha mais adeptos no Brasil. Quem não abre mão da comemorar é a médica Raquel Muniz. Avó de duas meninas, ela enfeita a casa e abre espaço à criatividade.
“É o mês das crianças, da entrega de doces e essas datas se somam ao halloween, uma temática que eu gosto muito. Depois que as minhas netas nasceram, a mais velha tem 10 anos, eu faço questão de decorar a casa não só para elas, mas para as crianças que passam por aqui terem acesso às balas, doces e decoração que é muito irreverente”, diz Raquel que já foi professora de inglês, disciplina que inclui a temática do Halloween.
O maquiador, Felipe Espíndola, faz aniversário no dia 31 de outubro e conta que ficou familiarizado com o tema em torno dos dez anos de idade. A partir daí começou a comemorar o aniversário temático. “Com o tempo isso virou quase uma obsessão, pois como maquiador, todo aniversário eu queria fazer uma maquiagem diferente e usar uma fantasia diferente”, diz Felipe que tem uma grande amiga que faz aniversário no mesmo dia.
“Nos juntamos e, ou eu, ou ela, fazíamos a festa com os amigos comparecendo fantasiados. Ficou até meio famosa a comemoração e as pessoas pediam pra ir. O último que comemorei foi em meio a Pandemia da Covid e só pude convidar 30 pessoas. É uma data que eu amo, que dá para todo mundo aproveitar e ir para o lado artístico, usando a fantasia que quiser”, relata o maquiador montes-clarense que, este ano, pretende celebrar seus 39 anos a caráter, só que desta vez em Londres, onde está residindo atualmente.
Fantasia é o que nunca falta em uma das lojas tradicionais da cidade, a Papelaria Xodó, que ao longo dos anos vem investindo em produtos que remetem à celebração. O gerente da loja, Jhon Kennedy Nepomuceno, conta que foi beber da fonte em São Paulo, onde anualmente ocorre uma feira dedicada ao tema. Para ele, o público foi ampliado e são cada vez mais comuns as festas particulares.
“Vendemos muitas máscaras de bruxas, capas e a famosa abóbora. Percebemos que a procura tem aumentado não só nas escolas, mas também pelo público adulto. Trouxemos da feira bonecos de tamanho natural e outros produtos que ficam muito bem na decoração”, diz o gerente que espera um aumento de 30% nas vendas em relação ao ano passado.
FESTA GRATUITA
Para celebrar a data, o Montes Claros Shopping preparou uma programação que acontecerá no dia 31 de outubro, das 17h às 22h, o “Halloween no #MOC!”, que promete travessuras e fantasias assombrosas.
Podem participar crianças de quatro a 13 anos, acompanhadas dos seus responsáveis. Para isso os interessados deverão fazer a inscrição gratuita pelo site do shopping, até às 23h59 do dia 29 de outubro.
A dinâmica consiste em uma Caça aos Doces. No dia do evento, o espaço de compras receberá as crianças no ponto de encontro localizado no corredor do cinema, acompanhadas de seus responsáveis. A criança receberá um kit com sacolinha para coletar as gostosuras e um mapa com referência das lojas participantes onde estarão as gostosuras. São 500 vagas kids e 100 vagas Pet, que também poderão se divertir com os tutores. Caso haja desistência, as pessoas que estiverem no local poderão participar.
A dica é fantasiar os pequenos com roupas e acessórios divertidos e confortáveis, evitando acessórios perfurocortantes.