O secretário municipal de Segurança e Direitos do Cidadão, João Avelino Neto, divulgou ontem, quarta-feira, relatório dos trabalhos realizados pela guarda municipal em Montes Claros, o qual qualificou de altamente positivo.
Desde o dia 17 de outubro de 2005, após passar por capacitação ministrada pelo 10º Batalhão de polícia militar, dezenas de homens iniciaram o trabalho de guarda e proteção de prédios e logradouros públicos municipais, em especial o mercado municipal central, Ceanorte, terminal rodoviário, parque municipal, shopping popular e secretarias municipais.
De acordo com o relatório, o mercado municipal era ponto de desocupados e menores em conflito com a lei, que se aproveitavam da inexistência de um sistema de vigilância para praticarem furtos a comerciantes e usuários, promover brigas e bebedeiras, as quais, não raro, terminavam em baderna. O secretário informou que, inicialmente, foram designados para o local 4 guardas municipais, efetivo que precisou ser dobrado para pacificar as dependências e promover segurança para todos.
MERCADO MUNICIPAL
João Avelino destacou a atuação dos integrantes da guarda no controle interno e a necessidade de se estabelecer, naquele pátio externo, um sistema de área azul para a democratização do uso do estacionamento, bem como a possibilidade de aproveitamento de parte dos flanelinhas na atividade de controle, que gerará renda para eles, mas de forma racional, organizada e supervisionada.
CEANORTE
Já na Ceanorte, local crítico pela incidência de furtos de produtos agrícolas, os marginais foram, aos poucos, sendo contidos e afastados, muitos dos quais tiveram como destino grades de prisão, em cujas ações a guarda municipal contou com a parceria da polícia militar.
RODOVIÁRIA
No Terminal Rodoviário, outro lugar com grande incidência de furtos, tumultos de bêbados e outras ocorrências, o efetivo tem levado segurança para viajantes, profissionais e demais usuários, efetuando prisões por furtos e até por porte ilegal de arma.
PARQUE MUNICIPAL
O parque municipal mereceu atenção especial dos guarda pelo grande volume de pessoas que buscam lazer no local. Além disso, previamente alertado, o efetivo tem atuado contra o ouso e tráfico de drogas, práticas de atentados ao pudor, freqüência de adultos e jovens em conflito com a lei, além de invasões noturnas para a prática de pesca no lago do parque.
PRÉDIOS
A guarda municipal atua, ainda, no prédio da prefeitura municipal, no centro cultural, no Samu-192, em unidades de saúde e, esporadicamente, em algumas escolas da rede municipal de ensino.
Outras importantes atividades típicas de polícia preventiva têm sido executadas pelos homens e mulheres, elas são 10, ao todo, de um contingente, na atualidade, de 82 guardas, em eventos promovidos pelas diversas secretarias municipais.
