Cerca de 100 mil aposentados e pensionistas do INSS devem ter o benefício suspenso na folha de pagamento deste mês, previsto para ser pago nos primeiros dias de abril.
A estimativa foi feita pelo ministério da Previdência Social, ressaltando que esses beneficiários poderiam ter atualizados os dados de novembro de 2005 até fevereiro para evitar a suspensão.
O edital com a lista dos benefícios suspensos vai ser publicada na próxima segunda-feira com o nome dos aposentados e pensionistas que ficarão sem renda.
Os convocados em outubro do ano passado vão poder ir até o mês maio aos bancos desbloquear o pagamento. Depois disso, só poderão fazê-lo nos postos da Previdência Social.
Os bancos têm dez dias úteis para enviar os dados ao Ministério da Previdência Social. Depois de receber as informações dessas instituições, o órgão vai liberar o pagamento em até três dias úteis.
O melhor a fazer é se recadastrar o mais rápido possível, para agilizar a liberação. Mesmo que o nome conste no edital, que será fechado no final desta semana, pode ser que o benefício seja desbloqueado antes do dia de pagamento, em abril.
Ao todo, foram chamados 2,4 milhões de beneficiários do INSS na primeira etapa do recadastramento. Em outubro do ano passado, o primeiro mês de convocação, 974 mil receberam os avisos nos bancos que pagam benefícios.
É importante guardar o comprovante recebido no banco, que prova a atualização dos dados no censo, por causa da demora no envio das informações dos bancos para o ministério, que pode causar confusão nas datas.
No dia 1º deste mês, começou a convocação para a segunda etapa do censo, que vai englobar 14 milhões e 700 mil pessoas.