Chefs à prova

Funorte realiza Master Chef com alunos do 3º e 5º períodos de Gastronomia

Leonardo Queiroz
Publicado em 20/04/2022 às 11:13.
 (FOTOS LEO QUEIROZ)

(FOTOS LEO QUEIROZ)

Os sabores e aromas da cozinha italiana invadiram a Funorte na manhã desta terça-feira e desafiaram alunos do curso de Gastronomia. Eles tiveram que elaborar pratos típicos daquele país e apresentá-los a jurados no concurso Master Chef.

Inspirado no programa de TV de mesmo nome, o evento – que acontece também nesta quarta-feira – foi criado para que os alunos possam vivenciar a dinâmica de criação e execução de pratos elaborados.

Durante as apresentações, cada grupo (praça) ficou responsável por um tema e apresentação do prato. No processo do trabalho, eles realizaram pesquisas para desenvolver pratos já existentes, alguns com adaptação, incrementando novos ingredientes. Eles tiveram também que criar um novo prato.

Uma banca de jurados formada por chefs de cozinha, publicitários, empresários e público geral avaliou quesitos como explanação, apresentação, sabor, criatividade e harmonia. 

Na manhã desta terça-feira, os alunos do 3º período tiveram como tema a cozinha italiana. À noite, os do 5º período apresentaram pratos da cozinha brasileira.

O evento acontece no campus JK da Funorte. Nesta quarta-feira, pela manhã, alunos do 3º período apresentam a cozinha mediterrânea e, à noite, será o encerramento com a cozinha americana, com participação do 5º período de Gastronomia.
 
TERRITÓRIOS
De acordo com o coordenador do curso, Hawyry Pereira Santos, as cozinhas foram divididas por regiões que têm culinária famosa, com sorteio entre os grupos.

“A cozinha da Itália foi dividida entre Sicília, Milão, Bolonha, Nápolis e Florença. Na cozinha mediterrânea tratamos por países como Egito, Síria, Líbano, Marrocos, Grécia e Espanha. No Brasil e América tratamos por regiões como Norte e Nordeste. Todos os grupos tiveram a liberdade de criar um prato do zero a partir da influência daquela região. Quanto à releitura, eles tiveram que criar um prato inspirado em outro ou replicação de um prato tradicional”, explica.

Por meio desse processo, completa o coordenador, o aluno tem a oportunidade de vivenciar as várias disciplinas vistas dentro do curso e com foco maior na gastronomia.

“Também terão a oportunidade de aprender a defender o seu prato, verbalizar e explicar sobre, desenvolver as técnicas de serviço em relação ao cliente”, pontua.

TRADIÇÃO
A praça da acadêmica Ana Júlia Dias de Andrade, do 3° período, apresentou como prato principal uma Massa com Sugo a la Genovese e, de sobremesa, Delizie Al Limone.

“Todo o trabalho realizado serve de aprendizado, desde a produção e planejamento do prato à apresentação do mesmo. Para esse trabalho, eu segui a linha tradicional, não descartando a possibilidade de poder criar um novo prato. E, sem dúvida, saímos da nossa zona de conforto ao preparar um prato bem elaborado, com a certeza de estar mais segura para desenvolver um trabalho cada vez melhor daqui pra frente”, conta.

O grupo de Bianca do Nascimento Toneli, também do 3° período, apresentou o prato Massa ao Pesto e, como sobremesa, Torta Sacripantina.

“Meu desafio foi acrescentar alguns ingredientes para deixar a receita mais saborosa. Além de ser apaixonada pela gastronomia, sempre fui apaixonada pela Itália e como a gastronomia local influencia a cultura das pessoas. Sair e pesquisar as influências foi uma paixão a mais no processo. Entendo que todo cozinheiro tem que saber o clássico, mas não perdendo a capacidade de inovar”, afirma.
 
SERVIÇO
Para ingressar o curso de Gastronomia da Funorte, basta fazer o vestibular on-line (www.funorte.edu.br), presencial ou utilizar a nota do Enem.
Informações: (38) 2101-9494 ou 98407-1291. Instagram: @funorteoficial

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por