Outubro chegou e com ele as ações de conscientização para a prevenção do câncer de mama. A Câmara da Mulher Empreendedora (CME) promoverá nesta quarta-feira (4), às 19h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), o 9º Café Conexão com o tema “Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama”.
“A proposta de desenvolver um evento de relevância importância que é Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de mama, tem como objetivo antecipar o tratamento de doenças na sua fase inicial aumentando a possibilidade de cura e melhorando a qualidade de vida da mulher”, comenta a presidente da CME, Jacyara Mendes Ferreira, empreendedora da ACI Montes Claros.
Para o evento, foi convidada como palestrante, a oncologista Romana Aparecida Alves de Jesus, que reside em Montes Claros. Formada em Medicina pela Unimontes em 1998, com especialização em oncologia pela Santa Casa de Belo Horizonte e curso de Oncologia Pediátrica em Campinas, a médica atua em hospitais e clínicas de Montes Claros.
“Fiquei encantada com o envolvimento da CME no sentido de incentivar, apoiar e estimular a mulher a acreditar no seu potencial empreendedor, bem como possibilitar uma ajuda mútua, onde todos são beneficiados”, afirma a médica que foi convidada através da diretora adjunta de Treinamento e Capacitação da CME, Maria Clarice Soares Amaral; cuja a tia é uma paciente da oncologista.
No contexto dos inúmeros avanços médicos ocorrendo na área do câncer de mama, dada a sua alta incidência e significativo impacto na vida das mulheres, a oncologista observa que a comunidade científica está direcionando uma atenção considerável a esse tipo de câncer.
“Avanços, por exemplo, na área de cirurgia com técnicas modernas de reconstrução mamária, abandonado as técnicas mais mutilantes, possibilitando qualidade de vida com as cirurgias reconstrutoras e as cirurgias com onco-plásticas. Avanços na área de radioterapia com aparelhos mais modernos e com técnicas menos agressivas” disse.
Além desses avanços, a oncologista também comenta sobre as novas drogas que possibilitam um tratamento mais personalizado, como as terapias moleculares.
“São drogas direcionadas para alvos moleculares específicos em cada tipo de tumor, também a imunoterapia que surge como uma grande promessa, onde a droga estimula o sistema imunológico da (o) paciente a ‘atacar’ a célula doente, poupando as células saudáveis”, revela.
CONFIANÇA E AFETO
A relação entre a médica oncologista e seu paciente é uma questão que se destaca no tratamento de tumores e câncer. O acompanhamento contínuo com diálogo aberto é o elemento-chave para que o tratamento seja mais eficiente. Criar laços de amizade é fundamental e sempre têm histórias que marcam a vida dos profissionais.
“Sim, mas eu não diria propriamente a amizade convencional, como temos com nossos amigos, mas um grau muito forte de proximidade, de interação, de participação na vida daquela pessoa, que o relacionamento costuma ir além da relação médico-paciente, devido à longa e muitas vezes intensa convivência, a confiança e ao afeto que se estabelecem entre ambos”, disse Romana.
Ela conta que todos os pacientes carregam uma história de vida única e singular que de alguma forma sempre a sensibiliza e marca.
“Para mim, é como dizem: é a famosa via de mão dupla. Porque nós entregamos conhecimento técnico, assistência, cuidado, afeto, amor, e nos propomos a uma postura atenta, podendo levar muito aprendizado em todas as vivências, sempre há o que se aproveitar, o que se refletir para o nosso crescimento humano. Todos os pacientes me marcam, porque procuro enxergar o sofrimento deles, a sua dor, a sua história de vida. Costumo exercitar procurando ver o sofrimento de Cristo naquela ‘Via Crucis’, que cada um está trilhando naquele momento, e assim a gente consegue desenvolver empatia e compaixão”, completa.
SERVIÇO
Evento: 9º Café Conexão
Data: 4 de outubro, as 19h
Local: auditório da ACI
ingressos: R$ 45 (não associada) e R$ 40 (associada)
Mais informações: (38) 2101-3300