Para reforçar as ações do “Dezembro Verde”, Montes Claros recebeu, na noite da última quarta-feira (26), o Drive Thru Natal: uma festa dedicada aos animais de estimação — com direito a presentes, passeios, espaço especial para fotos e programação especial. O evento foi realizado pelo Hospital Veterinário Renato de Andrade (HVET), em conjunto com a reitora do Centro Universitário Funorte e apresentadora Raquel Muniz, em parceria com a Drogavet, o Espaço Pet e Agro Aves.
Aberto a comunidade, o evento teve como objetivo proporcionar um momento festivo entre pets e tutores; promover a conscientização sobre a importância do cuidado dedicado a saúde dos animais, além de reforçar a adoção responsável e combater o abandono de animais.
O gestor administrativo do HVET, vinculado à Funorte, Lucas Mendes Soares explica que além de proporcionar uma festa de confraternização, o momento celebrou a relação especial compartilhada com os animais de estimação — “Além de desfrutar de momentos de proximidade, diversão e mimar nossos pets, o evento tem a missão de conscientizar os tutores sobre a importância do cuidado dedicado à saúde dos animais. Estamos enfatizando a necessidade dos cuidados básicos diários, vacinação e de check-ups regulares. Foi sem dúvidas uma noite de diversão, amor animal e promoção da saúde dos nossos queridos animais”, enfatiza.
O artista plástico montes-clarense, Tiago Olliver, presente com sua cachorrinha Sol, achou a ideia do evento incrível — “Realmente um evento inovador para a cidade. Raquel está sempre trazendo inovação em forma de atração e esse foi mais um momento de confraternização nesta época de fim de ano. Está de parabéns a iniciativa e a cidade precisa de eventos fora da caixinha, de eventos novos que enchem os olhos e alegrem o coração das pessoas e quando se trata de um animal, trata de filhos, então é um abraço que Raquel está dando em cada um de nós”, diz.
A reitora do Centro Universitário Funorte e apresentadora Raquel Muniz conta que a ideia de criar o evento surgiu a partir de uma história de superação. Quando seu filho mais velho tinha apenas seis meses de vida, foi arranhado por um cachorro do vizinho. “Há sempre um novo desafio a vencer e dessa história veio a inspiração para este evento. E hoje há muitas pessoas que me inspiram com essa causa animal. Esse momento está eternizado e registrado na memória de cada um de vocês como o primeiro Natal Pet e convido a todos para que juntos possamos, a partir de hoje, já organizar a próxima edição”, diz.
A vereadora Ceci Protetora (PP) esteve presente no evento e lembrou que o mês de dezembro é considerado o mês de combate ao abandono aos animais. “Há uma lei de minha autoria em Montes Claros para que possamos juntos combater esse ato tão cruel. E o natal, ele celebra exatamente isso, tudo que há de melhor no ser humano, nas pessoas. E nós temos que aprender a cuidar dos nossos animais, com muito zelo, com muito carinho, com muita atenção, e tratá-los sim como entes familiares, que eles verdadeiramente são”, comenta a vereadora.
O fundador do HVET, Ruy Muniz, conta que foi um momento festivo e de confraternização — “A iniciativa do evento foi da Raquel e com certeza vamos ter em 2024, 2025 e assim por diante. E que outros imitem essa promoção, essa realização em outras épocas do ano porque os animais precisam. Existem milhares de animais abandonados e sem pessoas para cuidar. Temos que valorizar tudo isso e fazer parcerias com os protetores de animais, especialmente os animais de rua que também são vidas e merecem ser respeitadas”.