O escritor, educador e jornalista montes-clarense Vinícios Santos Ferreira acaba de lançar nas principais lojas virtuais o livro “Entre Dois Mundos — A Jornada do Professor que Transformou Vidas”. A obra, de caráter fictício, é inspirada em experiências reais do autor e apresenta ao leitor a trajetória de um professor apaixonado pelo ensino e pela poesia, que encontrou no amor à educação a força para superar desafios e transformar a vida de seus alunos.
A narrativa busca sensibilizar o público para a importância da escola e do papel do professor, mostrando não somente conquistas e aprendizados, mas também as dificuldades de quem se dedica ao magistério no Brasil. De maneira literária e reflexiva, o enredo convida à valorização da educação pública e levanta discussões sobre as desigualdades que marcam o sistema de ensino.
Formado em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Vinícios revela que a inspiração para escrever o livro surgiu a partir de sua vivência em diferentes realidades educacionais. “Assim que me formei, tive a oportunidade de trabalhar em escolas estaduais aqui de Montes Claros e também participei de projetos em escolas particulares. A diferença entre as duas realidades foi extremamente gritante, me incomodou bastante, e então veio a inspiração para falar um pouco sobre este assunto”, destaca.
Ele também conta que o livro não é biográfico, mas o primeiro capítulo tem muito da sua própria vida. “Eu, assim como o protagonista, estudei em escola particular por dez anos e depois fui para o ensino público. Anos depois, me formei professor, depois jornalista, e desta forma pude conhecer mais ainda cada uma das duas realidades. Um pouco de tudo o que vi e vivi foi utilizado na construção do meu protagonista”.
O autor explica ainda que, ao criar o personagem principal, buscou representar todos os professores que, com dedicação e afeto, se tornam verdadeiros heróis anônimos. “Espero que gostem do nosso herói e que, também, possamos discutir mais sobre a importância de cuidarmos melhor da educação pública”, afirma Vinícios.
O livro já está disponível em várias plataformas digitais, como Amazon, Magalu, Casas Bahia, Americanas, Estante Virtual e outras lojas virtuais.