Eleições 2006: Polícia monta força-tarefa para 2° turno

Jornal O Norte
Publicado em 24/10/2006 às 10:19.Atualizado em 15/11/2021 às 08:42.

A assessoria de imprensa do 10º batalhão de polícia militar, lotado em Montes Claros divulgou, na tarde de ontem, que no próximo domingo, quando acontece o 2º turno para escolher o novo presidente do país, uma força tarefa com mais de 400 policiais militares nas ruas para inibir e combater os crimes eleitorais.



Segundo a assessoria, os policiais do 10º BPM executam ações e operações de polícia ostensiva no período eleitoral, com objetivo de preservar a ordem pública em todos os 35 municípios de sua área de abrangência, garantindo o poder de polícia da Justiça Eleitoral, especialmente na fiscalização da propaganda eleitoral, bem como durante a apuração e divulgação de resultados.



ATIVIDADES



Como no primeiro turno, as ações da PM visam garantir o direito dos partidos e candidatos à propaganda eleitoral, evitando a inutilização, alteração ou perturbação dos meios lícitos nela empregados; prevenir e/ou reprimir tumultos de maneira geral; impedir todo e qualquer tipo de confronto entre componentes de facções políticas contrárias.



No dia da eleição, as pessoas encontradas praticando venda ou distribuição de bebidas alcoólicas, ou que estejam colocando em risco a integridade física de eleitores ou de si mesmas, bem como causando perturbação da ordem pública, caso depois de orientadas mantenham a mesma conduta, serão conduzidas juntamente com testemunhas e material, eventualmente, arrecadado à presença da autoridade de polícia judiciária mais próxima do local do fato.



ORIENTAÇÕES



Além de assistir à população nos casos de urgência/emergência a polícia militar também prestará orientações ao público, em especial aos diversos segmentos da imprensa, executará o policiamento ostensivo, próximo aos locais de votação, acompanhará o transporte, armazenamento, guarda, distribuição e recolhimento de todas as urnas.



Cada zona eleitoral será supervisionada por um capitão PM, que acompanhará todo o processo eleitoral.



FISCALIZAÇÃO



A fiscalização, como ocorreu no pleito anterior, será rigorosa visando combater qualquer crime eleitoral. Para tanto, várias viaturas e grupamento de policiais em motocicletas estarão atuando especificamente em cada zona eleitoral.



O esforço policial tem como objetivo cobrir todos os ambientes: estradas, zona rural, todo o perímetro urbano e zonas eleitorais combatendo com rigor as mais variadas espécies de crimes eleitorais, tais como o transporte de eleitores, a boca-de-urna, a aglomeração de pessoas divulgando um candidato, dentre outras infrações.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por